segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Gael, Cora e Pilar: o nome dos filhos de Thiago Lacerda e Vanessa Lóes




Já falamos aqui no Blog dos nomes dos filhos da Carol Trentini, da Bárbara Borges e da Luana Piovani, e confesso que nenhuma das opções dessas famosas se encaixam no tipo de nomes que eu gosto. Mas um casal que tem extremo bom gosto na hora de escolher o nome para seus babys é Thiago Lacerda e Vanessa Lóes.

Eles são pais de Gael, de 7 anos, Cora, de 4, e de Pilar, de nove meses, todos fruto de seu casamento com Vanessa Lóes, também atriz. Os atores combinaram os nomes de um modo perfeito, obtendo um trio harmônico e elegante.

Gael, o nome do mais velho, o qual já abordamos aqui, de acordo com o site Behind The Name, uma variante de Gwenaël, que significa abençoado e generoso, do Bretão "Gwen" (Branco, justo, abençoado) e "Hael" (generoso). São Gwenhael foi um abade na Bretanha do século VI. Um nome perfeito para um irmão mais velho!

Cora, o nome da segunda filha, que também já foi abordado aqui (e inclusive fez muito sucesso entre os leitores do blog) significa “donzela” em grego. É um outro nome para a deusa Perséfone. De qualquer forma, muitas vezes é usado como abreviação de Corina, Cordula ou outros nomes que começam com “cor”.

Pilar, o nome da caçula, abordado nesse texto aqui, remete a um significado literal: um "pilar", na verdade, é um elemento arquitetônico. Ele é feito para sustentar grandes estruturas. E por isso, torna o nome "Pilar" atraente pela associação com a firmeza, a sustentação, a força, a coluna que sustenta tudo que está acima dela. Em sentido figurado, a palavra Pilar é usada como sinônimo para um Sustentáculo moral. Logo, é um nome literal. E também religioso. Ele é retirado da Virgem Maria, María del Pilar, que significa Maria do Pilar.

O bom gosto que o casal revela demonstra que a escolha dos nomes não é impensada. Na verdade, escolher o nome dos filhos não é uma tarefa qualquer para Thiago e Vanessa: o casal demorou 18 dias para definir o nome da filha do meio, Cora, e o primogênito dos atores, Gael, também recebeu um nome 15 dias depois do seu nascimento, em 2007.


Vanessa e Thiago já tinham anunciado anteriormente, apesar de saberem que o terceiro filho do casal seria uma menina, o nome só será escolhido depois do nascimento. Segundo o ator, a escolha dos nomes dos filhos virou uma tradição e só acontece depois de olhar para o rostinho da criança. "A gente troca ideia, mas gostamos mesmo de escolher depois que nasce. Sempre foi assim", revelou Thiago em uma entrevista.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário