segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Florença & Florência

.
Florença vem do latim Florentius e Florentia (no gênero feminino), que deriva de florens, que significa “florescer, prosperar”. Florentius foi um nome muito usado por antigos santos cristãos, e conseqüentemente tornou-se popular na Idade Média.

Geograficamente falando, Florença é o nome da cidade italiana (Fiorentia ou Firenze) que fica na região de Toscana. Antigamente era conhecida como a capital da moda e hoje em dia é considerada uma das cidades mais belas do mundo, além de ter sido o berço do Renascimento.

A cidade ganhou maior destaque por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor de “A Divina Comédia”, que é um marco da literatura universal e de onde a língua italiana moderna tem várias influências.

Florência e  Florença não podem ser consideradas versões internacionais, pois tem caracteres especiais (^) e (ç), que não existem nas outras línguas. Porém, para quem gosta de versões internacionais, pode optar por Florencia, sem circunflexo, em espanhol, e também Florenza e Florence, que podem funcionar em países lusófonos sem perder a internacionalidade.

Outras versões do nome:

FloorFloris (Holandês), FiorenzaFiorenzo (Italiano),FlorentiaFlorentius (Romano Antigo).

Este nome tem o diminutivo Flor, que pode deixá-lo ainda mais atrativo e que dá a ele um toque mais meigo, apesar da sonoridade que considero de equilibrada a forte.

Florencia Bertotti (Buenos Aires, 15 de março de 1983) é uma atriz e cantora Argentina; María Florencia Peña, (Buenos Aires, 7 de Novembro de 1974) é uma atriz, comediante e apresentadora de televisão argentina; Florencia Mutio (Paraná, 20 de novembro de 1984) é uma jogadora de hóquei sobre a grama argentina que já atuou pela seleção de seu país; María Florencia Labat (Buenos Aires, 6 de dezembro de 1971) é uma ex-tenista profissional argentina; Florencia Cagnasso, é uma atriz e modelo argentina. 

A julgar pelas referências acima, podemos concluir que Florência é um nome particularmente popular na Argentina. Florencia também é uma cidade da Colômbia, capital do departamento de Caquetá.


.