segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Florença & Florência

.
Florença vem do latim Florentius e Florentia (no gênero feminino), que deriva de florens, que significa “florescer, prosperar”. Florentius foi um nome muito usado por antigos santos cristãos, e conseqüentemente tornou-se popular na Idade Média.

Geograficamente falando, Florença é o nome da cidade italiana (Fiorentia ou Firenze) que fica na região de Toscana. Antigamente era conhecida como a capital da moda e hoje em dia é considerada uma das cidades mais belas do mundo, além de ter sido o berço do Renascimento.

A cidade ganhou maior destaque por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor de “A Divina Comédia”, que é um marco da literatura universal e de onde a língua italiana moderna tem várias influências.

Florência e  Florença não podem ser consideradas versões internacionais, pois tem caracteres especiais (^) e (ç), que não existem nas outras línguas. Porém, para quem gosta de versões internacionais, pode optar por Florencia, sem circunflexo, em espanhol, e também Florenza e Florence, que podem funcionar em países lusófonos sem perder a internacionalidade.

Outras versões do nome:

FloorFloris (Holandês), FiorenzaFiorenzo (Italiano),FlorentiaFlorentius (Romano Antigo).

Este nome tem o diminutivo Flor, que pode deixá-lo ainda mais atrativo e que dá a ele um toque mais meigo, apesar da sonoridade que considero de equilibrada a forte.

Florencia Bertotti (Buenos Aires, 15 de março de 1983) é uma atriz e cantora Argentina; María Florencia Peña, (Buenos Aires, 7 de Novembro de 1974) é uma atriz, comediante e apresentadora de televisão argentina; Florencia Mutio (Paraná, 20 de novembro de 1984) é uma jogadora de hóquei sobre a grama argentina que já atuou pela seleção de seu país; María Florencia Labat (Buenos Aires, 6 de dezembro de 1971) é uma ex-tenista profissional argentina; Florencia Cagnasso, é uma atriz e modelo argentina. 

A julgar pelas referências acima, podemos concluir que Florência é um nome particularmente popular na Argentina. Florencia também é uma cidade da Colômbia, capital do departamento de Caquetá.


.

3 comentários:

  1. Eu e o maridão estamos apaixonados pelo nome Florença! Cogitamos para uma filha! Forte, doce, com uma linda sonoridade!
    Parabéns pelo post belíssimo, Athena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo uma pequena Florença! Estou torcendo que ela venha logo!

      Excluir
    2. O ruim é que nem todos sabem pronunciar o nome chique como quem mora em Florença na italia Optei por Florênçia pra puxar o ên numa sonoridade melhor pro nome e colocando o (ç) a pessoa é obrigada a falar na sonoridade certa aqui no Brasil

      Excluir