quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Fiorella

.

O nome Fiorella é italiano, e vem do nome Fiore – que é masculino e feminino – combinado com um sufixo diminutivo, de acordo com o Behind The Name. Minha variante preferida desse nome é Florinda, mas não há como negar que Fiorella tem seu charme especial. Como dito no Nomix.it, Fiorella vem do latim “Flos”, e tem um significado muito claro: A parte mais colorida, perfumada e bonita de uma planta, que em termos de nomes femininos, é interpretada como símbolo de graça, delicadeza e elegância. Outras variações do nome, em diferentes línguas, são:

Fleur, Floor, Florina, Fleurette, Floortje (holandês), Flora, Flor, Fleurette, Flo, Floella, Floretta, Florrie, Flor (em Inglês), Fleur, Flore, Florine, Fleurette, Florette (francês), Flora, Florette (alemão), Flora (húngaro), Florina (Late Roman), Florinda (Português), Flora (Mitologia romana), Florina (romeno), Florina, Florinda (espanhol).

No Nomix.it também encontramos que o santo do dia que rege Fiorella é San Fiore, um mártir, comemorado dia 31 de dezembro. Na Itália existem cerca de 46359 pessoas nomeadas Fiorella, segundo o Mapa dei nomi.

Os brasileiros gostam da terminação “ella”, a julgar pela quantidade de registros de Isabella, por exemplo, no estado de São Paulo, teve 4583 registros, e outros nomes sempre bem posicionados na lista como Rafaela, Gabriela e Manuela. Outros nomes italianos com a mesma terminação são Donatella, Antonella, Ornella.

Mas diferentemente dos nomes populares terminados em –ela, Fiorella tem sonoridade exótica. É feminino, delicado, mas ao mesmo tempo forte. Tem uma estética bonita quando escrito, mas também mantém essa beleza quando verbalizado. Além disso, ele já adquiriu uma certa familiaridade no Brasil a partir da fama razoavelmente intensa da atriz e modelo Fiorella Matteis.

Outras referências:

Fiorella Gelli Mattheis (Petrópolis, 10 de fevereiro de 1988) é uma atriz, modelo e apresentadora brasileira.

Fiorella Bonicelli (21 de Dezembro de 1951) é uma ex-tenista profissional uruguaia

Fiorella D'Croz Brusatin (Cáli, 19 de abril de 1979) é uma triatleta profissional colombiana.

Fiorella Betti, atriz e dubladora italiana;

Fiorella Bini, cantora italiana;

Fiorella Bonicelli, jogadora de tênis uruguaia;

Fiorella Cagnoni, escritora italiana;

Fiorella Carboni, jogadora de futebol italiana;

Fiorella Ceccacci Rubino, política e atriz italiana;

Fiorella Farinelli, sindicalista, política e funcionária pública italiana;

Fiorella Infascelli, diretora e roteirista italiana;

Fiorella Kostoris, economista italiana;

Fiorella Mannoia, cantora italiana;

Fiorella Mari, atriz italiana;

Fiorella Migliore, modelo paraguaia;

Fiorella Pierobon, apresentadora de televisão, atriz e cantora italiana. 




.

Um comentário: