segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Edgar



.

Há uma opera de Giacomo Puccini, intitulada “Edgar”. Além dessa, existe a referência do famoso escritor Edgar Allan Poe.

O nome é derivado dos elementos do inglês antigo “ead”, que quer dizer “riqueza, fortuna” e “gar”, ou seja, “lança”. Este foi o nome de um rei inglês do século X, Edgar, o Pacífico. 


Edgar deriva do nome de origem anglo-saxão Eadgar ou Eadgard, que é composto de “ead” (rico, bendito, prosperidade, riqueza) como em Edmundo, Edwiges, etc combinado com “egar” ou “gart” (lança), termo esse presente em Oscar, Gertrude, Leutgard, etc. Pode significar algo parecido com lança da prosperidade, lança da riqueza ou por interpretação, “lança que defende a riqueza”, “defensor da riqueza”, “guardião da riqueza”. 

O nome não sobreviveu muito tempo após a conquista normanda, mas foi reavivado no século XVIII, em patê devido a um personagem de Sir Walter Scott, em “The Bride of Lammermoor” (1819). Portadores famosos incluem o pintor impressionista francês Edgar Degas e o autor Edgar Rice Burroughs.

Uma variante francesa conhecida é Edgard, os diminutivos comuns são Ed, Eddie, Eddy e em outras línguas, temos Edgar (anglo-saxão), Edgardo (italiano), Edgaras (Lituânia), Edgardo (Espanhol).



No estado de São Paulo, de acordo com dados da Arpen/SP, no ano de 2014 foram computados 70 registros do nome Edgar. Embora tenha sido razoavelmente usado em outras gerações, continua presente na geração atual. 


Edgar é o nome de 46.254 pessoas, segundo o IGBE (Nomes no Brasil), número este que faz com que ele seja o 249º mais registrado no país, durante o período da pesquisa. A maior frequência é no Rio Grande do Sul, e a maior parte deles nasceu nos anos 80. 

Referências:

Edgar da Inglaterra, Rei da Inglaterra canonizado Santo;
Edgar da Escócia, um rei da Escócia;
Edgar Álvarez, jogador de futebol de Honduras;
Edgar Buckingham, químico estadunidense;
Edgar Çani, jogador de futebol albanês;

Edgar Davids, jogador de futebol holandês;
Edgar Degas, pintor e escultor francês;
Edgar Evans, explorador e militar galês;
Edgar Froese, musicista alemão;

Edgar Hilsenrath, escritor alemão;
Edgar Honetschläger, diretor e encenador austríaco;
Edgar Lee Masters, poeta estadunidense;
Edgar Meyer, contrabaixista e compositor dinamarquês;

Edgar Allan Poe, escritor, poeta, crítico literário estadunidense;
Edgar Quinet, historiador, escritor e político francês;
Edgar Savisaar, político estoniano;

Edgar Syers, patinador artístico no gelo e trinador do esporte britânico;






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário