sábado, 20 de fevereiro de 2016

Benoah: O nome do segundo filho de Carol Trentini



Instagram/Reprodução

A modelo gaúcha Carol Trentini anunciou de modo muito fofo, desenhando na areia, o nome do seu segundo filho: Benoah. A modelo já tinha outro filho chamado Bento, que foi uma escolha exclusiva e inteligente na época (apesar de agora Bento já estar bastante  popularizado - subiu 11 posições no Ranking do BabyCenter e está agora na posição 60).  A segunda escolha foi, por assim dizer, mais “exótica”.

Primeiro, está claro que a modelo desejou um nome com a letra “B” para combinar com o nome do irmão mais velho. Combinar letras iniciais do nome dos irmãos foi uma moda bem demarcada nos anos 80, e é uma das estratégias de nomeação artística de duplas sertanejas. Se bem que hoje em dia, muitas duplas sertanejas já não repetem inicial.  Levando em conta que o sobrenome do pai é Bartelt, vai ser “B” em abundância.

Segundo, o primeiro menino chama-se Bento Jacob (ok, bonitinho). Mas o irmãozinho vai se chamar Benoah Jacob, o mesmo segundo nome do irmão. É curioso ter dois filhos e repetir o mesmo nome do meio. Será preguiça de procurar outro?

TerceiroBenoah é um nome inventadíssimo. Parece uma transcrição torta de Benoît, que é a versão francesa de Bento. Ou seja, o nome do caçula vai ser uma versão traduzida e estropiada do nome do irmão mais velho.

Logo: os dois começam por “B”, os dois são o mesmo nome em línguas diferentes, o segundo escangalhado (do mesmo jeito que Michael= Maicon, Diana=Daiana, Jennifer=Dienifer e outras adaptações), e ambos terão o mesmo segundo nome. Espero que o lançamento de moda não seja tão grande a ponto das mães de Miguel colocarem Migoah no segundo filho, ou as mães de Davi colocarem Daviah.

Todos sabemos que artistas famosos, modelos e outros membros do mundo da fama ditam moda, inclusive com relação ao nome dos filhos (foi assim Enzo virou febre, sendo o nome do filho da Claudia Raia e Edson Celulari). Sendo assim, já podemos esperar muitos registros de Benoah a partir de agora, entre pessoas que acompanham essas revistas sobre a vida das celebridades: Parece uma mistura de Ben (Ou Bem, que por acaso é o nome do filho da Luana Piovani) com Noah (que por acaso está ficando popularíssimo e é o nome do filho de muita gente), um nome “novidade”, com vibe de estrangeiro, com “cara de bíblico”, então, sinônimo de sucesso dos registros 2016!

Quando li a primeira vez imaginei que fosse pronunciado como Noah (Nôua), mas a pronúncia, segundo a publicação no Instagram, é a mesma de Eloah, Mariah, Dinah, Yonah, com o “á” aberto. Por isso imagino mesmo que ela deve ter ouvido por aí o nome Benoît e resolveu adaptar para que as pessoas não pronunciem errado - dá menos trabalho do que ensinar todo mundo a pronunciar Benoît corretamente, até concordo.

Quanto à pronúncia, {se diz Benôa? Benoua? Benoá?} a própria Carol Trentini já colocou a expectativa de pronúncia entre parênteses na sua postagem no Instagram: "Nosso novo anjo BENOAH (be-no-á) está chegando, te esperamos ansiosos e com muito amor para dar", escreveu ela, junto com as hashtags #ÉMenino e #BenoahJacob.

Como eu encontrei alguns Benoah no Facebook, entre rapazes e homens adultos, o crédito da invenção vai para outras pessoas. Não existe um significado específico para Benoah, já que ele é inventado. Esse também é um ponto negativo: Se o pequeno Bento perguntar o significado do seu nome, a mamãe poderá explicar que significa “Abençoado, bendito”. Já se o pequeno Benoah perguntar o mesmo, ela terá que dizer, “não significa nada meu filho, é só a forma francesa estropiada do nome do seu irmão”.

Para quem gosta da possibilidade do apelido “Ben”, há outras possibilidades interessantes, como por exemplo, Benjamim, Benício e Benedito.


.