domingo, 14 de fevereiro de 2016

Benedito





Benedito é um nome pouco apreciado no Brasil, mas com o fato de Bento vir ganhando adeptos nos últimos anos, não demora para que Benedito comece a ser visto com outros olhos, como alternativa à popularização. Prova disso é que foram 24 registros de Benedito no estado de São Paulo em 2015 (Arpen/SP).

O nome tem origem no latim, derivando da palavra “benedictus”, que significa “abençoado”. O Papa Bento XVI era chamado de Benedito em várias línguas, conforme a tradução do nome pela Igreja.

Dado o seu significado, é bastante óbvio observar que ele tem valor religioso bastante acentuado, a partir de pontos de vista semelhantes em termos de semântica ao nome hebraico Baruch e até mesmo o árabe Barak, o primeiro nome do presidente dos EUA, Barak Obama.

A minha versão favorita desse nome está longe de ser Benedito. Era Bento, claro, mas com a popularização (265 registros em SP, em 2015), voltei meus olhos para Benedetto, a variante italiana. Além dessa, o nome tem outras variantes: Benito, Benedettino, Bettino, Benetto, Benedino, Betto (italiano), Benedikti (albanês), Bendix (basco), Benead (bretão), Benedikt (tcheco), Benet (catalão), Bendt (dinamarquês), Benedikto (esperanto), Pentti (finlandês), Benoît, Benoit (francês), Peni (havaiano), Bieito (galício), Benedict, Bennett, Ben, Bennie, Benny (Inglês), Benedictus (latim), Benèt, Benedèt (lombardo), Bendiks (letão), Bence (húngaro), Benesh (iídiche).

Uma referência interessante é o autor de telenovelas Benedito Ruy Barbosa, e também, Benedito, o Mouro, conhecido também como Benedito, o Negro ou Benedito, o Africano, mas geralmente chamado simplesmente de São Benedito, é um santo católico que, segundo algumas versões de sua história, nasceu na Sicília, sul da Itália, em 1524, no seio de família pobre e era descendente de escravos oriundos da Etiópia. Outras versões dizem que ele era um escravo capturado no norte da África, o que era muito comum no sul da Itália nesta época. Neste caso, ele seria de origem moura, e não etíope. De qualquer modo, todos contam que ele tinha o apelido de "mouro" pela cor de sua pele.



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário