terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ana Paula

.



Ana Paula, arrisco dizer, é o composto com Ana mais usado no Brasil inteiro em todas as gerações, especialmente a geração de mulheres nascidas nos anos 80. Sendo um composto formado por dois nomes de origens diferentes, Ana Paula formaria um significado, por interpretação, próximo a “graciosa e pequena”.
Isso por que, Ana significa “graciosa, graça, cheia de graça”, originado no hebraico Channah, passando pelo latim Anna e dando em “Ana”, no português, e Paula, vindo do latim Paullus, que quer dizer “pequeno, de baixa estatura”.
Ana se tornou muito popular por ser bíblico e por estar vinculado à mãe da Virgem Maria, Santa Ana. Já Paula, pegou carona na popularização da variante feminina a cargo de São Paulo, o apóstolo.
A quantidade de registros de Ana Paula hoje em dia diminuiu muito, mas ele ainda existe: no estado de São Paulo, segundo dados divulgados pela Arpen/SP, Ana Paula teve 169 registros, somados à 14 registros de Anna Paula.

Em nascimentos nos dias atuais, Ana Paula não é um dos compostos com Ana favoritos, porém, ele foi registrado à exaustão nas décadas passadas, o que o torna um pouco repetitivo ainda, precisando descansar por vários anos ainda para voltar a brilhar como um composto ousado, interessante e atrativo. 


By


.