sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Ana Luísa

.


Ana Luísa é um dos nomes mais registrados no Brasil e figura na lista dos compostos mais utilizados. Significa “combatente gloriosa cheia de graça”, “guerreira famosa e graciosa” ou “graciosa e famosa na guerra”.
Ana tem origem no hebraico Hannah (Channah) e quer dizer “graça, graciosa, cheia de graça”, enquanto Luísa é a forma feminina de Luís, que por si, é uma das formas possíveis do nome Ludovicus, forma latinizada de Ludwig, originado a partir do nome germânico Chlodovech, que foi composta dos elementos hlud "famoso" e wig "guerra, batalha".
Essa variante chegou até nós através do francês Louis, dando origem à Luís e posteriormente, à variante feminina, Luísa. A forma feminina Luísa foi encontrado inicialmente na Inglaterra em 1646 como Luese, tornando-se comum somente por voltar do século XVIII.
No Brasil, Ana Luíza é um nome feminino bastante comum. Segundo o ranking do BabyCenter Brasil publicado em 2015, Ana Luísa é o 5º nome composto feminino mais registrado no país. Entretanto, a grafia Luiza é a preferida dos brasileiros, e sendo assim, é essa que aparece no ranking.
No estado de São Paulo, temos muitos registros de Ana Luísa em diferentes grafias. Vamos à elas:
Ana Luiza 1813 (com z e sem acento);
Anna Luiza 295 (com dois N’s, Z e sem acento);
Ana Luisa 206 (com S e sem acento);
Ana Luísa 160 (Com S e com acento);
 Ana Luíza 158 (com Z e com acento);
Anna Luisa 39 (Com dois N’s, com S, e sem acento);
Anna Luíza 36 (Com dois N’s, com Z, com acento);
Anna Luísa 29 (Com dois N’s, com S e com acento);
Ana Luysa 6 (Com Y?);
Anna Luysa 5 (Com Dois N’s e Y...)
Anna Louise 3 (Cansei...)
As grafias de Luísa com Z ou com S, são ambas aceitáveis. Porém, analisando todas as grafias usadas em SP – desconsiderando todas as demais que não tive paciência de separar – é um nome composto facilmente estropiável que abre margem para várias formas de escrita e podem sim, gerar vários problemas, de soletração, principalmente (Assim como escrevi ao lado de cada nome acima).


Como referências, podemos citar: Ana Luiza, uma cantora de música popular brasileira; Ana Luísa Amaral é uma poetisa portuguesa e professora de Literatura e Cultura Inglesa e Americana na Faculdade de Letras da Universidade do Porto;



By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário