domingo, 7 de fevereiro de 2016

Ana Lívia




Ana Lívia é um nome composto por dois nomes distintos, um de origem hebraica e outro de origem latina. Por interpretação da junção dois nomes, poderíamos dizer que significaria “graciosa e pálida” e (espero que não) “graciosa e invejosa”.

Ana, um nome bem popular em praticamente todos os lugares do mundo, pelo menos no que tange o Ocidente, é bíblico, vem do hebraico Hannah (channah) e significa “graça, favor, cheia de graça”. Foi amplamente difundido pela tradição cristã como sendo o nome da mãe da Virgem Maria, embora não haja relatos bíblicos ou históricos que corroborem isso.

Já Lívia é um nome com origem no latim, inicialmente um sobrenome romano (nome de família), que pode ter dois significados: 1) pode significar “lívida, pálida”, do latim “lividus”, lembrando que naquela época a palidez estava associada ao ideal de beleza feminino; 2) Pode vir do termo latino Liveo, que significaria “invejosa, invejoso”. Particularmente, fico seriamente em dúvida, pois uma família romana que se preze não tem um significado de sobrenome que signifique “invejoso”, quanta má reputação! Mas ao mesmo tempo, Claudius também é um nome romano e o significado é “manco, coxo”.

Porém, prefiro acreditar que o significado seja realmente “lívida”. Não é o melhor significado do mundo, mas é melhor que “invejosa”. O nome Lívia teve bastante destaque na Roma Antiga, já que pertenceu à várias mulheres da nobreza, entre elas Lívia Drusa, ou Lívia Drusilla, casada com o Imperador Otávio Augusto e mãe do Imperador Tibério.

No Brasil, as inúmeras e incansáveis personagens das novelas chamadas Lívia (90% delas interpretadas pela Flávia Alessandra), deram destaque a um nome que até o final da década de 90 não era popular no Brasil. Agora, Lívia é um dos populares e Ana Lívia está na carona: No ranking do BabyCenter Brasil Ana Lívia é 17º composto feminino mais usado no país.

Já no estado de São Paulo, segundo lista divulgada pela Arpen/SP, Ana Lívia obteve 466 registros, enquanto Ana Livia (sem acento) teve 340 registros. Some-se a isso, também, 60 registros de Anna Livia e mais 72 de Anna Lívia.


Anna Livia é um monumento de bronze localizada na Croppies Memorial Park em Dublin, Irlanda, representando uma jovem mulher reclinada com as pernas cruzadas, em uma piscina de água. Anna Livia Plurabelle é uma personagem do livro Finnegans Wake (1939), do escritor irlandês James Joyce.



By




.

3 comentários:

  1. Annalivia - a da estãtua de Dublin - ë uma personificação do Rio Liffey (Abhainn na Life em irlandês), que corta a cidade.

    ResponderExcluir