segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ana Carolina




Ana Carolina é um nome composto por dois nomes de origens diferentes, porém, dois clássicos. Ana é um nome de origem hebraica, e quer dizer “graça, cheia de graça”, enquanto Carolina funciona como um diminutivo de Carlos, vindo diretamente de Karl, que significa "homem", a partir de um elemento germânico.

Ana e Carolina, pode-se dizer, são dois nomes amplamente internacionais e bastante difundidos em todos os países do ocidente, embora em diferentes grafias.

Ana teve um pico de popularidade durante o Império Bizantino e na Idade Média, tornando-se muito comum entre cristãos ocidentais. O nome é bastante estimado por ser influência à devoção à Santa Ana, mãe da Virgem Maria, e de outras personagens bíblicas chamadas Ana.

O significado de Carolina não é um dos melhores. Uma vez que Karl vem de um elemento germânico que significa “homem”, o fato de criar uma versão feminina e coloca-la no diminutivo não transforma o significado para “mulher”. Logo, o significado etimologicamente correto continua sendo “homem”. Há variantes que relacionam Carolina com a junção de Karl (homem) com o elemento feminino lind (doce).

Além da língua portuguesa, essa forma ainda é usada em italiano e espanhol. Em inglês, predomina a variante Caroline.

No Brasil, Ana Carolina é um composto amplamente difundido, há bastante tempo. É possível encontrar mulheres adultas chamadas Ana Carolina assim como crianças e bebês. No Ranking do BabyCenter Brasil, o nome Ana Carolina aparece como o 16º composto feminino mais usado no Brasil. No estado de São Paulo, de acordo com a lista da Arpen/SP (2015) foram registradas 599 meninas chamadas Ana Carolina, e 75 na grafia Anna Carolina.


Eu o considero um dos compostos mais bonitos com Ana, que é clássico, seguro e garantido. Nenhuma menina terá problemas se chamando Ana Carolina. Minha única ressalva à ele é a imensa popularidade, que o torna um pouco corriqueiro. Assim, sugere-se a qualquer um que esteja cogitando um composto com Ana, que busque-se outros compostos menos óbvios para uma criança nascida nos dias de hoje. 

Como referência, temos Ana Carolina Souza, popularmente conhecida como Ana Carolina, uma cantora, compositora, empresária, arranjadora, produtora e instrumentista brasileira. 



By




.

Um comentário: