quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ana Beatriz





Ana Beatriz é um nome composto, com dois nomes de origens diferentes, que por interpretação, pode significar “viajante graciosa” ou “viajante cheia de graça”.
Ana tem origem no nome hebraico Hannah (Channah), que quer dizer "graciosa", "cheia de graça", através da transformação posterior do latim Anna. Seja na sua forma simples ou composto com os mais diversos outros nomes próprios femininos (Ana Paula, Ana Luísa, Ana Julia, etc.), Ana é considerado um dos nomes mais populares e difundidos de todo o Ocidente.
Ana é um nome bíblico: está, no Antigo Testamento, representado por Ana, a mãe do profeta Samuel; e no Novo Testamento está representado por Ana, a profetiza idosa de Jerusalém, que juntamente com Simeão reconhece o Messias no menino Jesus; A mãe da Virgem Maria, Ana, não é mencionada nos Evangelhos e faz parte de uma tradição cristã incorporada mais tarde, no entanto, é a sua notoriedade na Idade Média que garantiu a propagação do nome.
Já o nome Beatriz origina-se na palavra em latim “viatrix” que significa “viajante”, “peregrina”. Salientando mais uma vez que o significado mais difundido da Internet (aquela que traz felicidade) não é correto sob nenhum ponto de vista etimológico. Há uma outra teoria sobre o significado que é plausível, que fala que Beatriz viria de “beatus” (abençoado), sendo que a dúvida reside no fato de que os termos “bea” e “via”, em latim, eram pronunciados de forma idêntica.
Através da associação do nome com a palavra do latim beatus, foi muito popular entre os primeiros cristãos por terem relacionado Beatriz com o significado de “abençoada”. No Brasil, esse é um dos compostos mais utilizados no momento: No ranking do BabyCenter consta que Ana Beatriz é o 7º nome feminino composto mais usado no país; em São Paulo, segundo dados da Arpen/SP, no ano de 2015 foram registradas 2023 meninas com esse nome, somadas à mais 347 com a grafia Anna Beatriz.

Ana Beatriz é o nome pelo qual é conhecida uma cantora gospel. Além dessa, citamos: Ana Beatriz Barbosa Silva - psiquiatra e escritora brasileira; Ana Beatriz Barros - modelo brasileira; Ana Beatriz Bulcão - atleta brasileira de esgrima; Ana Beatriz Cisneiros - atriz brasileira; Ana Beatriz Correa - atleta brasileira de voleibol; Ana Beatriz Nogueira - atriz e diretora brasileira; Ana Beatriz Caselato Gomes de Figueiredo, mais conheciada como Bia Figueiredo - piloto brasileira.



By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário