segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Alma

.
Alma é um nome literal elegante e com sonoridade delicada, angelical. Curtinho, fácil de escrever e pronunciar, pode cair no gosto dos brasileiros nas próximas décadas, pois principalmente, tem uma característica um pouco retrô.

Com origem no latim, Alma deriva de almus e tem como significado “que nutre”, “que alimenta”. Para nós, evidentemente, o nome coincide com a palavra que usamos para designar “o espírito”, a força invisível que move o corpo.

Esse termo tem grande importância nas religiões, e já muito discutido na filosofia. Para João Calvino, essa era a sua definição de alma: “(...) pela palavra alma entendo uma essência imortal, contudo criada, que lhe é das duas a parte mais nobre”.

Em Portugal, ele teve apenas 3 registros em 2014, e na lista oficial da Arpen/SP não consta nenhum registro em 2014. Trata-se de um nome raro, incomum, exclusivo.

É estranho que as pessoas ainda não tenham lembrado dele, já que ele se encaixa nos demais literais que são queridos como Clara, Bianca, Íris, Luna, e também se enquadra na tendência de escolha por nomes curtos. Funciona muito bem para famílias alternativas e que são voltadas para o simbolismo das coisas.

“Almas” era o nome dado aos alienígenas que se apossavam de corpos humanos no romance “A Hospedeira” de Stephanie Meyer.

Siela significa "alma", em lituano. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário