sábado, 23 de janeiro de 2016

Tarim


.
Esse texto foi originalmente
publicado no Blog dos Nomes,
de autoria da Luinara Menezes.
Para acessar o link direto do texto, 


Tarim é o nome de uma cidade no Yemen dentro da província de Hadhramaut, conhecida pela sua religiosidade e pela ponte de difusão do Islão para a África. Dentro dos seus limites há mais de 360 mesquitas onde podemos encontrar em suas arquiteturas o maior mirante feito de barro do mundo.

Tarim também é o nome do principal rio da Região Autónoma de Xinjaing-Uigur na República Popular da China. Formado pela união dos rios Aksu (Akesu) e Yarkand (Yarkianghe), flui na direção leste à volta do deserto de Taklamakan. Desemboca no Lop Nor, uma série de lagos salgados. Este rio não é navegável. 
Este é o nome da bacia do rio Tarim, é uma bacia endorreica e uma das maiores do mundo. Grande parte desta bacia é considerada parte do deserto de Taklamakan, e rodeada por diversas montanhas. É habitada maioritariamente por uigures e por membros da etnia han. A bacia dispõe de importantes depósitos de petróleo e gás natural.



A rota de seda entra na bacia do Tarim. A rota de seda era uma série de rotas interligadas através da Ásia do Sul, usadas no comércio da seda entre o Oriente e a Europa. Eram transpostas por caravanas e embarcações oceânicas que ligavam comercialmente o Extremo Oriente e a Europa, provavelmente estabelecidas a partir do oitavo milénio a.C.

O  Império Cuchana expandiu-se pela bacia Tarim entre século I e o século II, estabelecendo o reino de Kashgar e competindo pelo controlo da área com os nómadas e as tropas chinesas. Introduziram o idioma brahmi e o budismo, e desempenharam um papel importante na difusão do budismo para o resto da Ásia através desta rota.

Além de ser um nome geográfico, Tarim também é um nome de um pássaro. Tarim é um pássaro que tem um canto melodioso, adapta-se facilmente ao lugar onde vive e, através de cruzamentos com canárias, produz o procurado canário "vermelho". Com seu colorido marcante, o Tarim macho é facilmente distinguido da fêmea, que não tem a mesma predominância de vermelho vivo na plumagem. Esta ave pode ser conhecida também pelo nome de Pintassilgo da Venezuela. Ele se destaca pela melodia do canto, pela suavidade do temperamento e pela adaptabilidade à vida doméstica. Seu nome científico é Carduelis cucullata e ficou conhecido pelo nome de Pintassilgo da Venezuela porque era abundante neste país, na região ao norte da Cordillera, e também porque a Venezuela foi o país que mais exportou estes Pintassilgos. Na natureza, é encontrado também no nordeste da Colômbia e em Trinidad e Tobago, sendo que nesta ilha o registro de sua existência é bastante escasso. Ele habita regiões tropicais, de vegetação bem aberta, cobertas de capim e moitas de arbustos; na Venezuela, em regiões relativamente áridas, com altitude variável entre 300 e 400 metros.

Sendo Tarim um nome tanto de ave quanto um nome de lugar, rios e bacia, é muito atraente para quem gosta de nomes que tem uma ligação muito forte com a natureza. Tarim não tem um significado muito acertado, uns dizem que este pode ter surgido de Tari, do dialeto ijaw, dialeto da tribo que recebe o mesmo nome e que fica no Norte da África, este significa "amor" e também pode vir do nome finlandês Taru que significa "lenda", "mito". Sendo estes significados muito queridos, Tarim se torna um nome ainda mais atraente. O início mais forte Tar, agrega força ao nome, já a terminação -im o deixa com mais leveza, nos dando assim um nome de sonoridade equilibrada.





A terminação -im está cada vez mais ganhando adeptos e nomes com esta terminação são facilmente encontrados tanto nos rankings de países do mundo inteiro, sendo assim assim Tarim pode ser um nome com potencial para ganhar um olhar mais atencioso de algumas pessoas que gostam do som e da leveza que esta terminação agrega ao nome.


Luinara Menezes.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário