sábado, 30 de janeiro de 2016

Tanaé & Tanae

.

Tanaé/ Tanae é suposto ser uma variante de Danae, do grego Δαναοι (Danaoi), uma palavra usada por Homero para designar os próprios gregos. 

Na mitologia grega, Danae era uma princesa de Argos, que engravidou de Zeus, que veio até ela na forma de uma chuva de ouro. Ela foi mãe do herói mitológico Perseu. Supõe-se que Tanaé seja uma alteração de grafia.

É um nome raríssimo, e mesmo buscando no facebook os resultados são ínfimos, em todas as línguas possíveis. Assim, muito pouco pode se falar sobre ele.

Talvez, ele possa de algum modo ter sido inspirado em Tanae, que é uma cidade em Nusa Tenggara Timur, na Indonesia. Mas essa localidade é tão desconhecida ao Ocidente que praticamente é inviável pesquisar sobre ela. Assim, é difícil trazer a etimologia do nome da cidade à baila.

Minha preferência por nomes diferentes e raros é obvia. Porém, existe um seleto grupo de nomes que estão localizados nos nomes diferentes e raros demais. Tanae/ Tanaé é um deles. Mesmo que seja uma variante de Danae, ainda assim é uma suposição e não uma afirmação com 100% de certeza. Torna-se um nome impossível de pesquisar e atribuir significados. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário