domingo, 17 de janeiro de 2016

Nefertiti

.
Nefertiti é um nome egípcio e significa “a bela chegou”. Nefertiti foi uma poderosa rainha egípcia do Império Novo, uma das esposas do faraó herético Akhenaton. A história fatídica de Nefertiti permanece um mistério, pois depois de sua morte, parece que tentaram apaga-la da história. Até hoje procuram sua múmia, e encontram inscrições que a mencionam e também desenhos em templos apagados, riscados.

Provavelmente isso aconteceu por questões religiosas. O seu esposo, Amenhotep IV acabou mudando seu nome para Akhenaton, e instituindo uma religião monoteísta no Egito (que era politeísta), adorando somente o deus-Sol, Aton. Historiadores e arqueólogos defendem que ela poderia ter governado o Egito depois da morte do marido, e que sacerdotes politeístas poderiam te-la assassinado.

Mas o mais provável é que ela também tenha mudado de nome, para Nefernefernuaton, "perfeita é a perfeição de Aton". Outras hipóteses sustentam que depois da morte do faraó ela teria mudado novamente de nome, para Anchetcheperuré Semencaré e governou como faraó durante cerca de dois anos.

Muitas vezes Nefertiti é confundido com Nefertari, mas esse significa “a mais bela” e era o nome da rainha egípcia esposa de Ramsés II. Em alemão, Nefertiti é transliterado como Nofretete.

Por ser um nome que ficou demarcado pela personalidade histórica, é difícil imagina-lo em uma criança nos dias atuais. Ele tem um ar místico e exótico, mas é grande demais para ser suportado por “meros mortais”. Assim como Cleópatra, é um nome complicado de carregar. 


By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário