quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Múrcia



.

Esse texto foi originalmente publicado 
no Blog dos Nomes, de autoria
de Luinara Menezes.
Para ler em seu blog original,


A instabilidade no emirado de Córdova (entre 754 e 929) e os numerosos conflitos sociais entre muçulmanos evisigodos levaram à destruição de Eio, mas também à obrigação, por parte do emir do al-Andalus Abderramão II, de levar os antigos habitantes de Eio para Mursiya (atual Múrcia), em Abril de 825, constituindo-se assim na última das grandes cidades da região de Múrcia a ser fundada.

Durante a época pacífica do Califado de Córdova entre 929 e 1031, a recém-fundada cidade de Mursiya cresceu, prosperou e ganhou importância.
A Região de Múrcia é uma comunidade autônoma espanhola. Possui uma única província, com o mesmo nome. A sua capital é Múrcia mas Cartagena é a sede da Assembleia da Região de Múrcia.


MurciaMurtiaMurteaMyrtea Mirtea são os nomes de uma divindade romana primitiva que tinha um templo no vale situado entre as colinas do Aventino e o Palatino, em Roma.

De origem desconhecida, todo conhecimento sobre sua verdadeira natureza havia perdido já na época da Antiga Roma, ainda que se acredita que era a deusa romana do mirto, que é uma planta mediterrânea.


Os eruditos romanos deram explicações a origem do nome Múrcia. A mais popular foi a de Marco Terencio Varrón que relacionava o nome com myrtea, derivado do latim myrtus, com o significado de mirto, acreditando que aquele terreno ocupado por seu lugar de culto em Roma estava, originalmente, cheios de  mirtos. Além disto, acredita-se que o nome indicava a especial relação da deusa, e posteriormente deVênus, que tinha como nome completo Vênus Múrcia. Há quem defenda também a origem de Múrcia a partir da palavra siracusana μυκρός, que significa "terno" "afetuoso".

Múrcia se trata de um nome geográfico e mitológico e esses dois pontos já é uma grande qualidades. Já que nomes de lugares e que tenham a ver com a mitologia torna o nome com um brilho diferente e único. Como nome próprio é raro e muito difícil de se ver, mas não é estranho imaginá-lo em uma pessoa. A sonoridade lembra um pouco um nome que é bem mais comum e familiar em nosso meio, o nome Lúcia.

Múrcia junta um bom significado, com uma sonoridade diferente, uma mitologia por trás dele e a associação com uma cidade com belas paisagens e tudo isso forma um nome exclusivo com um ar mais sério mais ao mesmo tempo fresco e pode agradar o gosto de algumas pessoas que procuram estas qualidades em um nome.

Luinara Menezes. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário