segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Mirtilo




Achar nomes masculinos hippies / literais é sempre um desafio. É muito fácil encontrar nomes femininos bem alternativos, por que de certa forma, eles são mais usuais e mais aceitos que os masculinos. Uma das possibilidades é Mirtilo, um nome masculino, a partir da fruta homônima de cor azul púrpura intensa.

O nome vem do latim myrtillos, que em inglês, corresponde a blueberry e arándano, em espanhol. Além de ser um nome literal de estilo hippie, Mírtilo, com acentuação em português, é um personagem da mitologia grega. Ele aparece em algumas versões sendo filho de Zeus, em outras filho de Hermes. Apaixonado por Hipodâmia, filha de Enomau (Oenomaus), que era muito bonita, mas havia uma profecia segundo a qual seu pai seria morto pelo seu genro.

Como havia muitos pretendentes, o próprio pai instituiu uma condição para obter a sua mão: vencê-lo numa corrida de carros em que o derrotado perderia a vida. Enomau — cujo cocheiro, Mírtilo, era filho do próprio Hermes — havia matado treze pretendentes de sua filha após vencê-los na corrida de quadrigas. Querendo casar-se com Hipodâmia, Pélops, filho de Tântalo convenceu Mírtilo a substituir os contrapinos de bronze das rodas da quadriga por réplicas de cera, prometendo-lhe metade do seu reino e uma noite com Hipodâmia. Na corrida Enomau morreu e amaldiçoou Mírtilo, rezando para que ele fosse morto por Pélope. Para não dar-lhe o prometido no trato, Pélope assassinou Mírtilo.

Assim sendo, temos aqui uma boa opção para nomes literais/ hippies para meninos. Mas, perguntarão: “Nome de fruta para menino?”, e eu responderei: “Sim, se pode Amora para menina, pode Mirtilo para menino”. Acho que ficou claro. É até um nome que desafia a lógica patriarcal da sociedade!

Acho ainda que Mirtilo parece bastante com Berilo – nome de pedra preciosa – e com Murilo – um nome bem comum no Brasil (2610 registros em SP, 2015!), ou com Danilo, que também é conhecidíssimo. Portanto, a terminação não vai causar nenhuma estranheza. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário