domingo, 3 de janeiro de 2016

Mégara




Mégara é, possivelmente, uma variante de Megaera, ou ainda, um nome derivado a partir da cidade grega antiga, Megara, a oeste de Atenas, ou ainda, uma antiga colônia grega na Sicília chamada Megara Hyblaea. Os topônimos derivam de "megaron", de "megas", ou seja, "grande, maravilhoso", referindo-se a algo realmente majestoso. 

Megaera, e portanto, Mégara, seria a forma latinizada do grego Μεγαιρα (Megaira), que foi derivado de μεγαιρω (megairo) que significa "rancor". Este era o nome de uma das fúrias (ou erínias) na mitologia grega. O nome é usado como uma palavra em várias línguas europeias para denotar uma mulher rabugenta, mal humorada, por exemplo, a palavra mégère (francês) e megera (italiano). 

Na mitologia grega, Mégara era a filha mais velha de Creonte, o rei de Tebas. Em recompensa por Hércules defender Tebas, Creon ofereceu sua filha em casamento à ele. Mégara e Hércules tiveram um filho e uma filha, os quais Hércules matou quando Hera lhe inflingiu uma loucura temporária. Algumas fontes dizem que Hércules teria matado Mégara, e em outras, ela teria sido dada a Iolaus, quando Hércules deixou Tebas para sempre. 

No filme de animação da Disney, a personagem Mégara é também chamada de Meg, uma jovem que trabalha para o Senhor do Submundo, Hades. Ela teria ido ao submundo para reviver um homem pelo qual era apaixonada, e ao voltar, ele se apaixonou por outra pessoa, deixando-a trancada à servidão. 

Mégara (/ˈmɛɡərə/; em grego: Μέγαρα) é uma cidade de vocação agrícola, 43 km a oeste de Atenas. Situa-se na seção norte do istmo de Corinto oposto à ilha de Salamis, que pertenceu a Mégara na Antiguidade, antes de ser tomada por Atenas.

Mégara também é o título de um poema de Safo.

Mégara foi documentário grego de 1974, vencedor dos prêmios de melhor produção e escolha do público no Festival do cinema grego de 1974.

Teógnis de Mégara foi um poeta lírico grego do Século VI a.C.

Só encontrei uma Mégara brasileira no facebook. As demais, podem ser páginas fictícias, personagens ou até mesmo fakes, dadas as características do perfil. Sendo assim, acabei mandando uma mensagem inbox pelo facebook para a Mégara Carvalho, que é natural de Manaus-AM, e ela teve a gentileza de conversar comigo um tempinho. Ela relatou que adora o nome, acha forte e todos ficam curiosos para saber o que significa. 


Mégara disse que a mãe dela leu o livro “A Odisséia” de Homero, e encontrou o nome lá - Uma mãe super culta! . Gostou e usou. Ela descreve que as pessoas as vezes tem dificuldade de pronunciar, e que a maioria dos seus familiares a trata pelo apelido “Meg”. Mas basta ela falar que é grego, as pessoas acham lindo e não esquecem mais.




By




.

9 comentários:

  1. Genteee, meu nome é Mégara. E eu não tinha nem ideia de que a história dele era tão interessante. Bem, a escolha do meu nome não teve muita magia. Minha mãe era apaixonada por nomes diferentes e em uma de suas buscas, se deparou com uma Mégara em uma lista telefônica. Gostou e colocou em mim. Mesmo sem saber a origem e tudo mais! E eu nunca tinha ido atrás disso também, porque além de ser mais conhecida por Meg, nunca gostei do meu nome. Porque as pessoas estranham, não entendem e etc. Daí sempre fiquei com Meg mesmo. Fiquei feliz em saber que meu nome tem uma história! E comecei a gostar um pouquinho dele rsrs Bem, me chamo Mégara, tenho 35 anos, moro em Fortaleza, tenho uma filha chamada Sofia e estou a espera de outra mocinha! É essa minha história, gente rsrs Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Minha Filha se chama Megara, e foi escolhido também através de um livro, As Mil e Uma noites. Nesse livro, o sultão que foi traído pela sua esposa, escolhe com quem passará a noite e ao amanhecer descarta as mulheres. Em uma destas escolhas ele conhece Sherazade, que passa a noite contando histórias para ele. Porém ao amanhecer, ela não terminara a história ainda, e tinha que passar mais uma noite com o sultão, evitando assim a morte de outras mulheres. Em uma parte da história que Sherazade conta, há um princesa, prometida para viver um amor, que se chama Megara. E ela vive lindamente o seu destino com seu príncipe, e todos ficam felizes para sempre. O sultão casa-se com Sherazade e também retoma sua felicidade. Daí a minha escolha para o nome da minha filha. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! Vamos pesquisar o livro para depois postar a informação aqui, muito obrigada! Parabéns pela escolha original do nome de sua filhota <3

      Excluir
  3. O nome da filha é Mégara, ela tem 22 anos. Vi o nome dela em uma Enciclopédia Grega chamada Quem é quem na Grécia antiga.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite pessoal
    Lendo um livro de Platão, encontrei esse nome megara como uma escola filosófica,logo achei lindo e forte,me apaixonei por esse nome!!!
    Parabéns pelo blog
    Ah já fiz um endereço de e-mail com esse nome maravilhoso 🥰
    Gratidão 🙏

    ResponderExcluir
  5. O nome da minha filha é Mégara! Encontrei esse nome em uma revista Ciência Hoje, em 1998, justamente quando estava grávida dela. E, como já tinha o meu filho com o nome Héracles, não tive dúvidas de que esse era o nome ideal para ela. Acho os nomes mais lindos do mundo, os nomes dos meus dois filhos! Na mitologia, foram marido e mulher; aqui são irmãos.

    ResponderExcluir