segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Maurício




Maurício é a forma espanhola de Mauritius, derivado de Maurus, nome latino que significa "pele escura"

São Maurício era um soldado romano do século III, no Egito. Ele e outros cristãos em sua legião foram supostamente massacrados por ordem do imperador Maximiano por se recusar a adorar deuses romanos. Assim, ele é o padroeiro dos soldados de infantaria. 

Outro portador notável foi Maurício de Nassau, chamado Maurtis em holandês, um príncipe do século XVII que ajudou a estabelecer a República Holandesa. O nome foi usado na Inglaterra desde a conquista normanda, geralmente na ortografia Morris ou Moris. 

Outras línguas: Maurits (holandês), Maurice, Morris, Mo, Moe (Inglês), Mauri (finlandês), Maurice (francês), Moritz (alemão), Moric (húngaro), Muiris (irlandês), Maurizio (italiano), Maurícias (Roman tarde), Morris (Inglês Medieval), Maurycy (polonês), Maurício (Português), Meurig, Meuric (Galês).

No estado de São Paulo, no ano de 2014, de acordo com a Arpen/SP foram contabilizados 141 registros de Mauricio (sem acento) e 99 registros de Maurício (com acento). Os brasileiros continuam dando ênfase à tendência de escrever nomes sem acento devido à internacionalização. 

É um nome que não pode ser considerado um popular, mas que é bastante aceitável no Brasil, dado o número de registros. Ele fica num meio termo entre o nome raro e o nome aceito por todas as pessoas. Por isso, constitui-se em uma boa alternativa para nomear um menino nos dias de hoje. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário