sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Maurícia



Maurícia é a forma feminina espanhola de Maurício (Maurice). O nome deriva do nome romano Mauricius, que é originário de Maurus, que por sua vez, significa “de pele escura”, em latim.

Maurícia (português europeu) ou Maurício (português brasileiro), oficialmente República da Maurícia ou República de Maurício, é um país insular do oceano Índico, constituído pelas ilhas Mascarenhas orientais: ilha Maurícia, ilha Rodrigues e por dois arquipélagos mais a norte: as ilhas Cargados Carajos e Agalega. É chamado ainda de République de Maurice (francês); Republic of Mauritius (inglês); Republik Moris (crioulo maurício).

Quanto ao uso do nome no Brasil, no feminino, apenas encontrei como referência a catadora Ana Maurícia Cruz dos Santos, que ficou famosa ao devolver um cheque de 250 mil reais de doações que achou no lixo, para o Hospital do Câncer de Barretos/SP.

Maurícia” é o título de um romance do escritor brasileiro Adriano Messias, publicado pela Editora Baobá, que se passa no período das invasões holandesas no Brasil.

Em 2014, nas listas disponíveis, não há menção ao nome Maurícia como registrado. Porém, as listas da Arpen/SP omitem nomes que tenham abaixo de 11 registros anuais. Nada impede que tenha nascido pequenas Maurícias no ano passado.

Em Portugal, embora o nome não conste na lista de permitidos, aparece 1 registro de Maurícia no ano de 2014, e mais dois em nomes compostos, um como primeiro nome (Maurícia Cibele) e outro como segundo (Carlota Maurícia).


Eu tenho um amor inexplicável por nomes que são mais conhecidos em sua versão masculina passados para o feminino, e Maurícia é um deles. Acho forte, poderoso, implacável. Acredito que Maurícia seja uma ótima opção de escolha para nomear uma menina no mundo contemporâneo. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário