sábado, 9 de janeiro de 2016

Marjani



Um nome impactante, de som forte e uma sensação de poder: Marjani. Além de tudo, tem um significado potente: significa "coral" em swahilí, provavelmente um empréstimo do árabe "mrjan". 

"Marjani, Marjani" é uma música feita para o filme indiano Billu Barber (2009). 

Marjane Satrapi, nome artístico de Marjane Ebihamis (Rasht, Irã, 22 de Novembro de 1969), é uma romancista gráfica, ilustradora e escritora infanto-juvenil franco-iraniana. Ficou conhecida como a primeira iraniana a escrever banda desenhada. A versão em desenho animado de sua série de quadrinhos Persépolis foi indicada para o Óscar.

Para mim, é um nome que passa uma sensação muito forte de calmaria, maresia e praia. Só de ouvir, ao fechar os olhos, já parece que estou em uma daquelas praias cristalinas com palmeiras, totalmente deserta e silenciosa, com barulho das ondas do mar.

Acho um nome perfeito para uma menina dos nossos dias, que será com certeza uma mulher moderna e cheia de personalidade. 

Em contato com a Marjani de Oliveira, brasileira, gaúcha, através do facebook, consegui esse relato muito legal de como o nome dela foi escolhido e como é se chamar Marjani. Confiram:




“Bom, a história da escolha do meu nome começou com o meu pai, quem me nomeou. Lá por 1994 - 1995, uma jornalista da RBS tinha o nome de Marjana, muito bonita, segundo ele. Esse nome chamava atenção dos meus pais, então quando souberam que o bebê seria uma menina fui nomeada, porém com a vogal final trocada, pois consideravam mais bonito o nome Marjani - eu também.
Não sei bem ao certo quando comecei a me dar conta que Marjani não era um nome comum, aliás, nada comum, mas foi por volta dos 5 anos. Nunca fui zoada por ninguém ou tive problemas com a minha nomeação com os outros, tirando o fato de até hoje as pessoas insistirem escrever MarjanE - o que me irrita um pouco -, mas em algumas fases quando era mais nova entrava em atrito comigo mesma por ter um nome tão diferente, me perguntava "por que meus pais não podiam ter escolhido Maria ou Patrícia (meu nome predileto quando criança)? Por que Marjani?" Mas meus pais sempre me explicaram e mostraram o quão bonito e raro ele era, e conforme fui crescendo, fui gostando dele cada dia mais, e hoje eu amo meu nome, porque ele combina comigo.
Ah, lembro de sempre procurar meu nome naqueles dicionários e significados de nomes e não encontrar, mas ao invés de me sentir excluída ou diferente, me sentia o máximo porque eu não tinha meu nome em qualquer livro. É engraçado lembrar, mas sempre lidei bem com esse tipo de coisa. Sei que a Marjana teve uma influência grande na minha vida, pois pretendo cursar jornalismo futuramente, se foi algo relacionado a escolha do meu nome baseado nela não sei, mas seguirei os passos da inspiração que levou meu pai a escolher meu nome.
Na adolescência foi quando aceitei de vez meu nome, porque dele surgiram apelidos legais e um que levo até hoje. "Marj". E também por não ter mais ninguém aqui na cidade com esse nome (até onde sei, é claro), é legal ser "a única", sem um nome comum que tu dobra a esquina e aparecem milhões iguais. Agradeço aos meus pais pelo nome que me deram, sou apaixonada por ele. Com o tempo fui descobrindo a origem dele, árabe até então, e com uma senhora geóloga descobri também a descendência que haveria talvez do mar. Será que o nome da gente tem algum tipo de influência no nosso subconsciente? Porque eu amo o mar, praia, etc.
Esse é o relato do meu nome na minha vida, espero poder ter ajudado e ter sido clara para descrever um pouquinho de Marjani pra vocês”.





By




.

4 comentários:

  1. É um nome muito interessante, amei o significado!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou a maior fã de nomes terminados em -ani mas gostei desse, até por que é legítimo, mas ainda prefiro Marjana.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei lindo ao ouvir pronunciado o nome Marjane. Ao pesquisar sua origem e significado,q até então pensei q fosse de origem francesa descobri q foi um nome bastante usado na França. Eu tenho uma queda por nomes franceses,eu acho chik!Constatei tbm q MarjanE é a variante do nome original MarjanI, q é realmente de origem árabe

    ResponderExcluir
  4. Um detalhe q tbm me chamou atenção desse nome foi o fato de achar a pronúncia parecida com o meu, que é Mércia Jane. Em fim, gosto muito do meu nome e achei mui bello MarjanI e sua variante MarjanE.

    ResponderExcluir