sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Malvina

.

Malvina é um nome criado pelo poeta James MacPherson, no século XVIII, para uma personagem em seus poemas “Ossian”. Ele provavelmente pretendia que significasse “testa lisa” em gaélico, combinando os elementos gaélicos “mala” (testa), e min (lisa), assim, “Malamhìm” tornou-se Malvina. A variante polonesa é Malwina.

Portanto, é um nome literário. Criado e aplicado para uso em um personagem. Por alguma razão, Napoleão nomeou as Ilhas Falkland de “Malouines”, sendo que as letras “U” e “V” eram intercambiáveis na época, acabou prevalecendo Ilhas Malvinas.

Malvina Tavares, nascida em Encruzilhada do Sul, RS, foi uma das mais ativas militantes anarquistas brasileiras. Foi pioneira da educação libertária na região sul, criando uma escola nos moldes de Francisco Ferrer, na qual educaria notáveis libertários da geração que precedeu a sua. 

Malvina Tania Tuttman foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), entre 18 de janeiro de 2011 e 26 de janeiro de 2012. Antes, foi reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Vanessa Giácomo interpretou a personagem Malvina no remake de Gabriela, na TV Globo, baseada na obra literária de Jorge Amado. Na novela “Pérola Negra”, da SBT, havia uma personagem chamada Malvina interpretada por Cibele Larrama.

Não há registros de Malvina nas listas disponíveis no Brasil no ano de 2014. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário