quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Jéssica



Jessica é um daqueles nomes que surgiram com força no final dos anos 80 e início dos anos 90 no Brasil. Por isso é facílimo encontrar muitas meninas com esse nome por volta dos 15 aos 25 anos.

A intensa popularidade por aqui pode ter se dado por conta dos inúmeros filmes americanos com personagens com esse nome, também pela música "Jessica", e talvez, pela personagem da novela "Meu bem, Meu Mal" (90/91). 

Na verdade, esse nome foi usado pela primeira vez nessa forma por Shakespeare em sua peça “O mercador de Veneza” (1596), onde ele pertencia à filha de Shylock. 

Provavelmente Shakespeare baseou-se no nome bíblico Iscah, que teria sido escrito Jescha em seu tempo. Não era comumente usado como um nome próprio até a metade do século XX.

Portanto, ele tem origem no nome hebraico יִסְכָּה (Yiskah) que significava “Aquele que vê” ou ainda, “contemplar”. No Antigo Testamento, esse é o nome do sobrinho de Abraão, mencionada brevemente. Esse nome então foi a base para Jessica. Em termos bíblicos, o nome era masculino, mas é usado no feminino em tempos modernos e de forma adaptada. 

Variantes: Jessika (Inglês), Jessika (alemão), Gessica (italiano)

Diminutivos: Jess, Jessa, Jessie, Jessalyn, Jessi, Jessye (inglês)

Outras línguas: Iscá, Jescha (bíblico), Yiskah (Hebraico Bíblico), Iekika (havaiano), Yessica (Espanhol).

O nome da filha mais velha de J.K Rowling, autora de Harry Potter, é Jessica; Jessica Simpsons, atriz; Jessica Alba, atriz; Jessica Anderson, escritora australiana; 

Apesar de muito popular na década de 90, o nome Jessica ainda é usado em bebês. Em São Paulo (Arpen/SP, 2014) foram registradas 113 meninas com esse nome e 142 na grafia Jéssica (com acentuação); No caso de Jéssica, os brasileiros preferem acentuar o nome.



By




.


10 comentários:

  1. nome ridiculo.... odeio

    ResponderExcluir
  2. O nome da minha filha é Jessica .Sem acento

    ResponderExcluir
  3. Amei saber mais sobre o meu nome...adoro ele!

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber sobre o nome da minha namorada

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber mais sobre meu nome 🙂 apesar como foi falado a maioria tem a mesma idade com o mesmo nome, nasci em 91 imagina 🤣 cheguei estudar com 6 Jéssica na mesma sala 😁.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk eu sou de 1990
      Na 6° esdutei com 6 tbem
      Comigo 7 Jéssica
      Kkkkk loura qdo chamava uma todas olhava

      Excluir
  6. ola mim chamo jessica e tenho muito orgulho do meu nome minha mae mim disse que eu ia se chamar joice ai ela ouvia o povo falando muito do nome jessica e ela se amarrou achou o nome lindo e por isso colocou em mim e eu adorei

    ResponderExcluir