sábado, 23 de janeiro de 2016

Jamila & Jamile




Jamila é a forma feminina de Jamil, Significa "bonito" em árabe. Podemos concluir, por interpretação, que Jamile seja uma alteração gráfica do nome.

Variantes: Gamila, Djamila, Jameela, Jamillah

Formas masculinas: Gamil, Jameel, Jamil

Outras línguas: Yamila (Espanhol (latino-americano)), Cemile (turco)

Referências:

Jamila Bárbara Madeira e Madeira conhecida como Jamila Madeira (n. Alte, concelho de Loulé, 17 de Julho de 1975) é uma política portuguesa sendo atualmente e desde Julho de 2004 Deputada pelo Partido Socialista Europeu no Parlamento Europeu.

Jamila (boneca), uma boneca da moda comercializada no Oriente Médio, uma espécie de Barbie árabe.

Jamila (romance), um romance de Chinghiz Aitmatov.

Jamila Lunkuse (nascido em 1997) é uma nadadora de Uganda.

Jamila Mujahed é uma jornalista do Afeganistão, que era apresentadora de TV antes da tomada de poder pelos Talibãs.

No Brasil, o nome Jamile faz mais sucesso. Foi registrado 46 vezes no estado de São Paulo, em 2014, de acordo com dados da Arpen/SP. Jamili foi registrado 18 vezes, Jamily foi registrado 106 vezes e Jamilly 197 vezes.

Talvez a quantidade maior de registros deva-se a cantora Jamile, nascida Jamily Oliveira Sampaio é uma cantora/compositora de música cristã contemporânea brasileira. Jamily foi revelada no Programa Raul Gil, em 2001, aos 9 anos de idade.

Acho Jamila mais interessante pois, salvo raras exceções, gosto mais das terminações em "A". Além disso, me parece mais familiar por conta da semelhança com o nome Camila. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário