quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Jacqueline / Jaqueline



Jacqueline ou Jaqueline é um daqueles nomes sobre os quais você precisa dar uma volta ao mundo para pesquisar seu significado. Isso por que Jacqueline/Jaqueline é a forma feminina francesa de Jacques, que por sua vez é a forma francesa de Jacó.

Jacó é um nome bíblico latinizado, a partir de Iacobus (latim), que deriva de Iakobos (grego), mas tem origem mesmo, lá no fundo, no nome hebraico Ya'aqov. Dizendo tudo isso, aparentemente o significado de Ya'aqov é “aquele que segura pelo calcanhar”. De fato, sabe-se que Jacó teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú.

Outras teorias afirmam que Ya’aqov teria derivado de um nome hipotético hebraico, Ya'aqov'el, que significaria “que Deus o proteja”. Sendo assim, há uma linha até chegar a Jaqueline:

Ya’aqov (hebraico) = Iakobos (grego) = Iacobus (latim) = Jacó (português) = Jacques (francês) = Jacqueline/Jaqueline (sua forma feminina).

Variantes: Jackalyn, Jacklyn, Jaclyn, Jacqueline, Jacquelyn, Jaquelyn

Diminutivos: Jacqui, Jaci, Jacki, Jackie, Jaki, Jakki

Outras línguas: Zhaklina (búlgaro), Zaklina (croata), Jacobine (dinamarquês), Jacoba, Jacobina, Jacobine, Jacomina (holandês), Jacqueline, Jacquette (francês), Zhaklina (macedônio), Jacobine (norueguês), Zaklina (Polonês) , Jamesina (escocês), Zaklina (sérvio).

É incrível pensar que Jacobina e Jaqueline tem a mesma raiz etimológica, por exemplo. Por isso a tarefa de “pesquisar nomes” é tão atraente.

Talvez a figura que tenha popularizado de modo bastante significativo o nome Jaqueline/Jaqueline no Brasil foi Jacqueline Lee Bouvier Kennedy Onassis, a esposa do presidente John Fitzgerald Kennedy. Era conhecida como “Jackie”. No Brasil, ele foi usado majoritariamente na década de 60 ou 70, mas tem ainda hoje é possível encontrar jovens e crianças chamadas assim.

Talvez pela existência de Jacqueline Kennedy ter sido tão marcante, considero esse nome um dos mais fabulosos e magníficos de todos os tempos. Tem uma sonoridade doce ao mesmo tempo que ostenta uma grafia forte. Com certeza Jaqueline é um nome que denota elegância, sofisticação e confiança.

Embora seja registrado em menor número nos dias atuais, o que o torna exclusivo, Jacqueline teve 11 registros no Estado de São Paulo em 2014 (Arpen/SP) e Jaqueline teve 84, de modo que percebemos que o nome continua expressivo e contemporâneo.

Como não pode deixar de acontecer, encontramos registros de uma grafia “alternativa/adaptada”: Jackeline obteve 18 registros.

Já em Portugal, apenas a grafia “Jaqueline” é aprovada, e ainda assim, como uma observação ao lado: “preferível Jaquelina”. Em 2014, em Portugal, foram registradas: 2 Jaqueline; 3 Jacqueline; E nenhuma Jaquelina. Acho que não é preferível, não.

Na grafia Jacqueline temos os seguintes exemplos:

Jacqueline Bisset, atriz britânica; Jacqueline Wilson, escritora britânica; Jacqueline Kodetová é filha do pintor tcheco Kristián Kodet; Jacqueline Susan, escritora, famosa por seu romance “O Vale das Bonecas”; Jacqueline Obradors, atriz estadunidense;

Já na grafia Jacqueline, listamos:


Jaqueline Carvalho - jogadora de vôlei; Jaqueline Jesus - psicóloga, escritora e ativista brasileira; Jaqueline Mourão - ciclista e biatleta brasileira; Jaqueline Roriz - empresária e política brasileira; Jaqueline Vargas- escritora e autora de telenovelas brasileiras; Jacqueline Silva - jogadora de voleibol; Jaqueline Silva, jornalista brasileira da Band. 



By


.

5 comentários:

  1. Da minha princesa Jacqueline Yasmim.manaus/AM.amei toda a história desse nome.obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá, amei a matéria sobre o meu nome..rsrs... mas a grafia do meu é bem diferente...Jakelline.:)

    ResponderExcluir
  3. Tinha acabado de escolher o nome Jaqueline para uma das minhas filhas, quando me deparei com estas informações. Fiquei ainda mais confiante no nome (são gêmeas, o nome da outra será Raquel. Abçs....

    ResponderExcluir
  4. Deveriam colocar tmbm JACKELINE pois existe essa variação tmbm...Daí a pessoa só coloca Jaqueline cm se houvesse somente essa forma de escrever��... Vc deveria se informar mais sobre esse nome!Pq ñ tem só uma forma de escrita...

    ResponderExcluir
  5. O meu é Jacqueline com c...deve ser pq é o original francês e tenho essa descendência.

    ResponderExcluir