terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Gláucia & Glauce



Gláucia
 é a forma feminina de Gláucio, que era um nome romano derivado da palavra "glaucus", que significa "cinza azulado". Em última análise, é derivado do grego γλαυκός (Glaukos). Considerando o  político romano Caio Servillius Glaucia, que morreu no ano 99 d.C, esse era um sobrenome do Império Romano. 

Nunca foi um nome popular no Brasil, em nenhuma geração. Por isso, é extremamente raro. A raiz da palavra é a mesma da palavra glaucoma, por isso, talvez, seja um pouco rejeitado hoje em dia. A versão Glauce, acredito, é mais suave e por isso foi mais usada no Brasil em outras gerações, a exemplo da atriz brasileira Glauce Rocha e a atriz brasileira Glauce Cândido Graieb (irmã da atriz Nívea Maria), e além disso, Glauce é o nome de diversas figuras da mitologia grega. 

Na novela "Amor à Vida", a atriz Leona Cavalli interpretou a personagem Glauce, uma médica que mata sua paciente na esperança de ficar com o marido dela. 

Na mitologia grega, Gláucia era uma princesa, filha de Creonte, Rei de Corinto. Jasão se apaixonou por ela, e repudiou Medéia, sua esposa, por conta disso. Esta, por vingança, matou Gláucia e os próprios filhos que tivera com Jasão.


Algumas referências do nome: Glaucia Nasser de Carvalho é uma cantora e compositora brasileira; Gláucia Rosane é uma cantora e compositora de música gospel brasileira; Gláucia Maria de Lemos, é uma escritora brasileira, nascida em Salvador, Bahia, autora de vários títulos de literatura infanto-juvenil, como a coleção "Marujo Verde"; Maria Gláucia Costa Brandão é uma política brasileira do estado de Minas Gerais, filiada ao PSDB e ex-deputada estadual.