terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Gláucia & Glauce



Gláucia
 é a forma feminina de Gláucio, que era um nome romano derivado da palavra "glaucus", que significa "cinza azulado". Em última análise, é derivado do grego γλαυκός (Glaukos). Considerando o  político romano Caio Servillius Glaucia, que morreu no ano 99 d.C, esse era um sobrenome do Império Romano. 

Nunca foi um nome popular no Brasil, em nenhuma geração. Por isso, é extremamente raro. A raiz da palavra é a mesma da palavra glaucoma, por isso, talvez, seja um pouco rejeitado hoje em dia. A versão Glauce, acredito, é mais suave e por isso foi mais usada no Brasil em outras gerações, a exemplo da atriz brasileira Glauce Rocha e a atriz brasileira Glauce Cândido Graieb (irmã da atriz Nívea Maria), e além disso, Glauce é o nome de diversas figuras da mitologia grega. 

Na novela "Amor à Vida", a atriz Leona Cavalli interpretou a personagem Glauce, uma médica que mata sua paciente na esperança de ficar com o marido dela. 

Na mitologia grega, Gláucia era uma princesa, filha de Creonte, Rei de Corinto. Jasão se apaixonou por ela, e repudiou Medéia, sua esposa, por conta disso. Esta, por vingança, matou Gláucia e os próprios filhos que tivera com Jasão.


Algumas referências do nome: Glaucia Nasser de Carvalho é uma cantora e compositora brasileira; Gláucia Rosane é uma cantora e compositora de música gospel brasileira; Gláucia Maria de Lemos, é uma escritora brasileira, nascida em Salvador, Bahia, autora de vários títulos de literatura infanto-juvenil, como a coleção "Marujo Verde"; Maria Gláucia Costa Brandão é uma política brasileira do estado de Minas Gerais, filiada ao PSDB e ex-deputada estadual.






6 comentários:

  1. Legal seu blog, muito interessante!! Quando era pequena detestava meu nome justamente pq não conhecia (e até hoje não conheço kkk) ninguém com meu nome, hoje acostumei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço várias pessoas com esse nome e acho um nome peculiar e classudo.

      Excluir
  2. Um nome que faz o orador encher a boca para falar.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Glauce acho feio e sepre preocurei um siguinificado. Mas nuca encontro algo mais claro de se entender,ex se é um nome forte ou algo do tipo

    ResponderExcluir
  4. Me chamo Glaucia, amo meu nome .

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Glaucia e gosto muito. Glaucia e verde mar, e Glaucia e uma flor semelhante a papoula. Achei grosseiro seus comentários. Glau é verde, por isso Glaucoma, que os olhos ficam esverdeados começa com Glau, somente isso.

    ResponderExcluir