quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Florine

.
Florine é a forma feminina francesa de Florinus, um nome latino que foi derivdao de Florus, um nome de um santo suíço do século 9, que por sua vez vem do latim “flos”, que quer dizer “flor”. Outra versão é Florina (holandês, romeno e espanhol).

Como todo o nome francês, é antigo o suficiente para ser chamado de clássico na França, mas definitivamente não o bastante para ser chamado de “chatinho”.

Acho que pode soar estranho num primeiro momento a quem não conhece ainda o nome, mas Florine é parecido com Florence, por exemplo, que é um nome conhecido e bastante internacional. Além disso, a terminação “ine” é muito familiar aos brasileiros, que inclusive, a colocam onde ela não existe.

Como referência, podemos usar Florine Stettheimer, uma artista e pintora americana, nascida em 1871. Florine também era o nome da princesa no conto de fadas “O Pássaro Azul” de Madame d”Aulnoy.

Se fosse para qualificar Florine com um adjetivo apenas, eu diria que ele é místico. É o tipo  de nome que ficaria bem em um ser mitológico, um elfo, uma fada, uma ninfa. Sou fascinada por todos os mundos de fantasia e passo sempre a gostar mais de um nome quando consigo enquadrá-lo em uma opção dessas.

Acho que Florine é uma opção feminina, delicada e suave para uma menina nascida em um mundo onde há tanta carência de suavidade e delicadeza. Considero perfeito. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário