domingo, 10 de janeiro de 2016

Fabiano

.


Fabiano é a forma portuguesa de Fabianus, encontrado também na forma feminina Fabiana/Fabiane (italiano, português), e no masculino como Fabián (espanhol), e também na variação Fabienne (francês). Fabianus é o nome de família romana que foi derivado do latim "faba", ou seja, "feijão".

Existe também outra planta chamada “fava”, que dá grãos parecidos com feijão só que maiores e com outro sabor. Resta saber se em Roma eram mais comuns favas ou feijões.

Trata-se de um nome que foi razoavelmente popular em determinada geração, mas que não foi totalmente esquecido. É comum encontrar adolescentes com o nome e também, bebês. Em São Paulo, no ano de 2014, segundo dados da Arpen/SP, foram registrados 71 meninos chamados Fabiano.

No Brasil, temos uma dúzia de exemplos de personalidades com o nome Fabiano entre jogadores de futebol, como por exemplo, o ex-atacante Luiz Fabiano que hoje atua como auxiliar técnico.

Apesar de ter sido um nome usado nas gerações passadas, e pouco visto agora na geração que está nascendo, é um nome que tem uma pegada romana e por isso sustenta certo charme. Ao mesmo tempo que soa moderno e fresco, como poucos nomes romanos antigos.

 Valeria a pena hoje a escolha do nome Fabiano para um bebê.


By




.
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário