terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Ezequiel



Em São Paulo, no ano de 2014, foram registrados 296 meninos chamados Ezequiel (Arpen/SP). Isso significa que não é um nome desconhecido, mas ao mesmo tempo, não é nada popular.

Ezequiel é um nome admitido na lista portuguesa, mas foi registrado apenas 11 vezes no ano de 2014, segundo a divulgação oficial de número de registros de Portugal. 

Acredito que ele nunca tenha sido um nome comum no Brasil, tendo registros esporádicos em todas as gerações, sem nunca atingir a popularidade. Por isso, um bebê registrado como Ezequiel hoje tem um nome, por assim dizer, notório.

Ezequiel é a forma espanhola e portuguesa de Ezekiel, que também possui as seguintes variações em outras línguas: Ezequiel (bíblico), Iezekiel (grego bíblico), Yechezkel (Hebraico Bíblico), Ezechiel, Hiezecihel (Bíblico Latina), Ezequiel, Zeke (Inglês), Hesekiel (finlandês), Yechezkel (hebraico), Chatzkel, Haskel (Yiddish ), Ezechiello, Ezechiele (italiano).

Ele tem origem no nome hebraico יְחֶזְקֵאל (Yechezqel ou Y'khizqel) que significa "Deus fortalece".

No contexto bíblico, Ezequiel é um profeta do Antigo Testamento, o autor do livro de Ezequiel. Ele morava em Jerusalém até a conquista da Babilônia e cativeiro de Israel, momento em que ele foi levado para a Babilônia.

O livro de Ezequiel descreve suas visões simbólicas vívidas que preveem a restauração do Reino de Israel. Como um nome dado no mundo anglófono, Ezequiel tem sido usado desde a Reforma Protestante.

Ezekiel Sims é um personagem fictício das histórias em quadrinhos da Marvel Comics, coadjuvante das aventuras do Homem-Aranha.


Ezequiel Iván Lavezzi é um futebolista argentino que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Paris Saint-Germain.


By






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário