sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Evaristo


Evaristo é a forma espanhola, italiana e portuguesa de Evaristus. Em outras línguas temos Euaristos, Evaristus (em grego antigo) e Evariste (Francês). A forma feminina desse nome pode ser Evarista, embora seja raríssima.

Evaristus, por sua vez, é a forma latinizada do nome grego Ευαριστος (Euaristos) que significa "bem agradável" da palavra grega (euarestos ευαρεστος), derivado de ευ (eu) "bem, bem" e αρεστος (arestos) "agradáveis". Este era o nome do quinto papa, supostamente martirizado sob o imperador Adriano.

Na lista de Portugal, Evaristo é um nome permitido, mas só contabilizou registros em 2014 como segundo nome em compostos. No Brasil, não consta em nenhuma lista recente. 

Algumas personalidades com o nome Evaristo:

Evaristo Baschenis (1617-1977) foi um pintor italiano.

São Evaristo, ou Aristo, segundo o Catalogo Liberiano (Belém, ... - Roma, 105) foi o 5º Bispo de Roma e papa da Igreja Católica, que o venera como santo. Foi papa de 96/99 até 105/106.

Evaristo Beccalossi (Brescia, 12 de maio de 1956) é um ex-futebolista italiano.

Evaristo Comolatti (Villa di Tirano, 8 de fevereiro de 1922 — São Paulo, 21 de agosto de 2005) foi um empresário ítalo-brasileiro, fundador do Grupo Comolatti.

Evaristo de Oliveira Costa Merigo, mais conhecido como Evaristo Costa (São José dos Campos, 30 de setembro de 1976) é um jornalista brasileiro.

Evaristo de Macedo Filho mais conhecido como Evaristo de Macedo (Rio de Janeiro, 22 de junho de 1933) é um ex-treinador e futebolista brasileiro que atuava como atacante.


Evaristo Ferreira da Veiga e Barros (Rio de Janeiro, 8 de outubro de 1799 — Rio de Janeiro, 12 de maio de 1837) foi um poeta, jornalista, político e livreiro brasileiro.


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário