domingo, 17 de janeiro de 2016

Evandro



Evandro é a forma italiana, espanhola e portuguesa de Evander, que é uma variante de Evandrus, a forma latina do nome grego Ευανδρος (Euandros), derivado do grego ευ (eu) que significa "bom" e ανηρ (Aner) significa "homem" (ανδρος). Portanto, por interpretação, Evandro significa “homem bom”.

Na mitologia romana Evander foi um herói arcadiano da Guerra de Tróia, que fundou a cidade de Pallantium perto do local onde Roma foi construída mais tarde.

Evandro era filho de Hermes com uma ninfa, filha do deus-rio Ladon. Sendo natural da grega Arcádia, mais exatamente da cidade de Pallantium, Evandro e um grupo de árcades instalaram-se à margem do Tibre, na colina do Palatino, uma das sete colinas de Roma. Ensinou aos "ainda bárbaros da região" a arte, a escrita, a música e tudo aquilo que para o ideal grego era útil e necessário. Introduziu na região do Lácio germes da religião grega, os cultos a Ceres, a Netuno e a Pã.

Variantes: Euandros (mitologia grega), Evandrus (romana), Evander (inglês). Também é usado como sobrenome em alguns lugares. Na Suécia, há um ator muito famoso chamado Per Gunnar Evander.

Na grafia “Evander”, temos Evander Cane é um jogador de hóquei canadense; Evander Holyfield é um boxeador peso-pesado. Mike Tyson uma vez foi expulso de uma partida para morder a orelha de Holyfield duas vezes;

Outras personalidades:

Evandro (em grego: Εανδρος), nasceu em Fócida ou Foceia, foi o discípulo e sucesso de Lácides, foi o discípulo e sucessor de Lácides, e liderou a Academia de Platão em Atenas em conjunto com Télecles.

Evandro Mesquita (Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 1952) é um cantor, compositor e ator brasileiro, membro da banda brasileira Blitz e ator brasileiro.

É um nome forte e bastante masculino. Além disso, é bastante raro nessa geração. Em São Paulo (Arpen/SP, 2014), foram apenas 31 registros do nome Evandro. Em Portugal, ele também é admitido, e obteve 9 registros como nome simples, e sete registros participando de nome composto, como primeiro e segundo nome.


É similar ao nome Alessandro e ao nome Leandro, que são bem conhecidos de todos na língua portuguesa. 

By











.

Nenhum comentário:

Postar um comentário