sábado, 16 de janeiro de 2016

Esaú



Esaú é a forma portuguesa de um nome hebraico. Origina-se a partir ('ESAW), que possivelmente significa "cabeludo". No Antigo Testamento, Esaú é o mais velho dos filhos gêmeos de Isaque e Rebeca. Ele vende sua primogenitura a seu irmão gêmeo Jacob por um prato de guisado. Esaú é o antepassado dos edomitas.

Este é um nome bíblico bastante interessante, um dos muitos nomes da Bíblia que nunca é usado. Talvez pelas análises difamatórias do caráter dele, que são feitas em linhas paralelas, como um vilão anti-semita. Mesmo assim, personagens bíblicos não necessariamente precisam ser levados ao pé da letra.

O significado também não ajuda muito. As pessoas que escolhem um nome ligando para o significado de forma significativa não iam querer, ao menos é o que se imagina, escolher um nome que significa “cabeludo”. Entretanto, para quem não liga para significados, esse é um bom nome.

Ele não consta nas últimas listas brasileiras. Embora permitido em Portugal, teve apenas 1 registro em 2014.


Esaú de Buondelmonti (em italiano: Esau de' Buondelmonti) foi um senhor de Joanina e redondezas (na região central do Épiro) de 1385 até sua morte em 1411, governando com o título bizantino de déspota.



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário