quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Dianora




Dianora é um nome italiano encontrado na ópera La Spinalba. O autor é desconhecido, mas a música foi escrita por Francisco Antonio de Almeida. A personagem chamada Dianora não é a personagem principal, ela é a mãe da personagem principal, muitas vezes confundida com as ações da sua enteada. 

O Spinalba (Spinalba, ou o velho louco, em Inglês Spinalba ou The Mad Old Man) é uma ópera (drama cômico) em três atos, com música de Francisco António de Almeida para um libreto em língua italiana cujo autor é desconhecido. Ele estreou na temporada Carnaval Português de 1739 no Palácio da Ribeira, em Lisboa.

Algumas fontes apontam Dianora como sendo uma variante de Diana. Provavelmente o nome Diana é derivado de uma palavra antiga de raiz indo-europeia, significando "celestial, divina". Relacionado com "Dyeus" (Zeus).

Apesar de a ópera ser originária da Itália, o nome Dianora é muito raro por lá. De acordo com o Nomix, o site de nomes italianos, existem aproximadadamente 603 pessoas chamadas Dianora em todo o país, com base em registros telefônicos.

No Brasil, ele é um nome completamente desconhecido. O que é bom, diga-se de passagem, pois nada melhor que um nome original, exclusivo e ainda por cima, sonoro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário