quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Cainan

.

Escrevemos sobre este nome a pedido de uma mãe cujo filho se chama Kainã. Aparentemente, Kainã seria um abrasileiramento do nome bíblico Cainan, então escrevemos sobre a grafia correta, mas pretendemos que o post retorne resultados para Kainã também.

Sua variante em inglês é Kenan, em português o mais adaptável seria Cainan, a versão da Bíblia Latina, enquanto encontramos Kainan (na Bíblia grega) e Keinan (na Bíblia Hebraica). Possivelmente signifique "posse" em hebraico. Ele é um filho de Enos e um bisneto de Adão no Velho Testamento. Enos teria gerado Cainan aos 90 anos de idade. 

Aparentemente, é uma nome extremamente raro no Brasil. Apenas Kainan - na grafia grega - recebeu 14 registros em São Paulo no ano de 2014 (Arpen/SP). As outras grafias não possuem registro na lista.

Já a grafia Cainã foi usada 23 vezes na mesma lista. Embora ela não apareça no Behind The Name e outras fontes inglesas, ele aparece na Wikipédia como a grafia portuguesa. 

Na grafia Kenan (inglês) temos as seguintes referências:

- Kenan Evren (Manisa, Turquia em 1918) é um militar e político turco, tendo sido o 7.º presidente da Turquia. Atuou na Guerra da Coreia e em 1964 foi promovido a General. Conduziu o golpe de estado em 12 de setembro de 1980 e dissolveu o parlamento e o governo legítimo.

- Kenan Thompson (Atlanta, 10 de maio de 1978) é um ator americano de televisão e cinema.

- Kenan & Kel (também conhecido no Brasil como Kenan e Kel: Dois Caras Muito Loucos) foi uma série de televisão americana, uma sitcom estrelada por Kenan Thompson e Kel Mitchell.








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário