terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Akane

.

Akane é um nome japonês feminino que significa "vermelho escuro", por vezes também encontrado como sobrenome no Japão. O nome é usado no popular mangá "Ranma 1/2" por Rumiko Takahashi. É um nome que está sempre presente em mangás, jogos, livros e quadrinhos, e pode agradar especialmente ao público leitor desse tipo de anime.

Aparentemente, é um nome muito bonito, incomum, atraente para os olhos e ouvidos. Pode ser especialmente interessante para brasileiros com descendência japonesa ou oriental em geral.

Akane também é o nome japonês dado à flor Rubia Cordifloria (uma espécie de planta de florescência na família do café, Rubiaceae), com base no elemento japonês Aka ( ou ) = vermelho, e ne ( ou ) = raiz, associada com a cor vermelha por conta do pigmento que é extraído das suas raízes.

Além da flor, ainda é o nome dado para uma espécie de maça, conhecida também como Tokyo Rose, de cor excepcionalmente vermelha e que pode ser um cultivar caseiro em climas adequados.

Apesar da grande imigração japonesa para o Brasil e a existência de muitos descendentes destes hoje, o nome Akane não tem nenhum registro no estado de São Paulo em 2015 (Arpen/SP).

Referências:


Akane Ogura, artista de mangá japonês; Akane Omae, dubladora japonesa; Akane também é o nome japonês de Whitney, uma personagem do desenho animado Pokémon. 


By










.

2 comentários:

  1. Boa noite!
    Apenas uma correção, a sua pesquisa está errada, minha enteada Se chama Sarah Akane e nascessem 2009, e é registrada em, em São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Minha netinha se chama akane e nasceu em 2019 e é de São Paulo!

    ResponderExcluir