quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Xerxes




Xerxes é a forma grega do nome persa Khshayarsha, que significa “governante de heróis”. Xerxes I foi um imperador aquemênida de 486 a.C até seu assassinato. Era filho de Dario I e neto de Ciro, o Grande. Seu nome na Bíblia é mencionado como Assuero (em grego) ou Axashverosh, em hebraico. É dele a frase "Sou Xerxes, o grande rei, o rei dos reis, rei de terras contendo muitos homens".

É possível ler toda a história de Xerxes com riqueza de detalhes aqui. 

Existe uma ópera de Handel, que na verdade, escreve-se Serse (em italiano), que é uma variação do nome Xerxes. Não há em nenhuma lista disponível o menor indício do registro de Xerxes no Brasil, pois sua sonoridade com o som de X repetitivo é considerada incômoda. Além disso, por causa do imperador persa Xerxes I, o nome se tornou um pouco caricato. Especialmente depois do retrato dele, egocêntrico e vaidoso, no filme 300. 

XRS é um DJ e produtor brasileiro de drum & bass. As iniciais "XRS" são um dos pseudônimos e nomes artísticos que ele já se deu a partir de seu nome: Xerxes de Oliveira. Apenas no Brasil, produziu álbuns sob o pseudônimo Friendtronik e Kapitel 06.


Xerxes Orôntida da Arménia ou também Xerxes da Arménia foi rei da Arménia da dinastia orôntida. Reinou de 226 a.C. a 212 a.C. foi antecedido nos comandos do reino por Arsames e foi sucedido no trono por Abdisário Orontida.



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário