sábado, 26 de dezembro de 2015

Vânia




Vânia tem várias possibilidades de origem e significado. Primeiramente, poderia ser a forma romana de Vanya, que nesse caso, é um dos diminutivos possíveis do nome Ivan. Sendo assim, Vanya é um nome masculino na Rússia. Pode ser também um diminutivo de Vanessa ou ainda, um nome formado entre Vanessa, Sônia e Tânia.

No Dicionário de Nomes Próprios está posto que Vânia seria um diminutivo de Ivan, a partir do nome Ivânia/Ivana. Nesse caso, Ivan é a variante russa de João, então Vânia por incrível que pareça teria as mesmas raízes etimológicas que Joana, variante feminina de João.

Assim, viria do hebraico Yochanan, derivado dos elementos Yah (Javé, Jeová, deus), e channah (graça, presente). Na língua portuguesa, Vânia é um nome utilizado predominantemente no feminino, assim como outros nomes semelhantes, como Ivânia ou Ivana.


As pessoas batizadas com este nome, normalmente, recebem alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Vaninha, Vá ou Van, por exemplo.No Brasil, uma das personalidades mais populares com este nome é a cantora Vânia Bastos, que ficou conhecida por estar ligada ao movimento cultural Vanguarda Paulista.

Outras referências:

Vânia é o nome da mãe de Giselle Bündchen.

Vânia Patricia Ferreira Fernandes (Santo António, Funchal, 1984) é uma jovem cantora portuguesa.

Vania King (Monterey Park, 3 de Fevereiro de 1989) é uma tenista profissional americana. 


By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário