terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Tirza




Tirza ou Tirzah é um nome hebraico, que origina-se de תִּרְצָה (Tirtzah), que significa “favorável”. Tirza é o nome de uma das filhas de Zelofeade no Antigo Testamento. Ele também ocorre no Antigo Testamento como um nome de lugar, a residência dos reis do reino do norte.

Já na Wikipédia inglesa, o significado dado é “Ela é o meu prazer”. As cinco filhas de Zelofeade são consideradas “feministas”. Logo, esse é um bom nome para quem quer contestar o domínio do patriarcado. De acordo com a Torá (Números 26:33), após a morte de seu pai, Tirza e suas quatro irmãs foi até Moisés e pediu-lhe direitos hereditários (Números 27: 1-11). Moisés levou seu apelo a Deus, e que concedido. Desde esse dia, as mulheres no judaísmo têm o direito de herdar propriedade.

Em outras línguas, podemos encontrar: Tirza (grego bíblico), Tirtzah (Hebraico Bíblico), Tirza (Bíblico Latina), Thirza, Thyrza (holandês), Tirtzah (Hebraico)

William Blake escreveu um poema chamado 'Para Tirza'. Nos livros e filmes sobre Ben-Hur, Tirza era o nome de sua irmã, que quando ele foi banido, caiu doente com lepra, juntamente com sua mãe.

A primeira vez que ouvi o nome Tirza, automaticamente associei a uma palavra linda, com significado bom, cheio de elegância, espírito e originalidade. Ele tem até um pontinho de tristeza, talvez uma característica gótica. Mas é um pontinho triste que lhe traz ainda mais charme.


Além disso, tem o beneficio da exclusividade. Nas listas de São Paulo, no ano de 2014, não há indícios de registros de Tirza ou outras grafias. Já tive oportunidade de ver a grafia Tirsa em português, e acho que ela é válida. 


By




.

18 comentários:

  1. Conheço um Tirso e gosto do nome.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, descobri um pouco mais sobre meu nome.
    Obrigada.

    Sds,

    Tirza Lilian

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que legal. Amo mais meu nome agora kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. sempre que Alquem ver meus documentos falam que meu nome e diferente .
    eu gosto do meu nome

    Tirza Itala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um privilégio ter um nome diferente e bonito como o seu.

      Excluir
    2. Desde que assisti ao filme Ben-Hur me encantei com o nome Tirza, e pretendo colocar numa filha quando Deus me conceder essa dádiva.

      Excluir
  5. Me chamo Tirza Gabriela, amei mais ainda conhecer mais um pouquinho sobre meu nome! AMO de paixão quando falam que meu nome é diferente, amo que me chamem assim.. AMO meu nome e mais ainda seu significado.

    ResponderExcluir
  6. Thirza Beltrão, sempre me dizem que e um nome que impõe fiemesa e eu amo. Acredito que a descrição diz dele diz muito sobre mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thirza Beltrão, sempre me dizem que é um nome que impõe firmeza e eu amo. Acredito que a descrição diz dele diz muito sobre mim.

      Responder

      Excluir
  7. Minha filha este e seu nome véi de me enviado por Deus amém

    ResponderExcluir
  8. Excelente. Minha esposa que tem por nome Ruth é a minha Tirza, isto é, ela é o meu prazer, minha delícia conforme o Cântico dos Cânticos de Salomão em 7.6.

    ResponderExcluir
  9. Amo meu nome por ser Tirza 🙏🙏👍🏼

    ResponderExcluir
  10. Meus pais escolheram o meu nome após assistirem o filme Ben Hur….grata por este comentário, pois me trouxeram mais admiração pelo meu nome!!
    TIRZA GRANDO, de Chapecó SC

    ResponderExcluir
  11. Me chamo Tilzar, origem Italiano, já sofri muito buling muito mesmo, quase troquei de nome, mais meu esposo me valoriza muito por eu ter esse nome. Bem que poderia ser Tirza......

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Tirzha, desde cedo meus pais me contavam a história bíblica e sinceramente acho que nenhum outro nome combinaria tanto comigo como este simplesmente amo...

    ResponderExcluir