segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Telma





Telma é uma forma feminina de Telmo, que é derivado de uma divisão de Santelmo, que é uma contração de Santo Elmo. Esse nome era dado em homenagem a Pedro González Telmo, um padre espanhol do século 13.  O nome Telma pode ser grafado com h, como Thelma.

Por sua vez, Elmo foi originalmente uma forma abreviada de nomes germânicos, que começou com o elemento germânico “helm” que significa "capacete, proteção". É também um derivado de Erasmus, através do velho diminutivo italiano Ermo. Santelmo, já mencionado, igualmente conhecido como Santo Erasmo, foi um mártir do século 4º que é o padroeiro dos marinheiros. O fogo de Santelmo é dito ser um sinal de sua proteção.

Podemos citar algumas referências de Telma:

Telma Monteiro, judoca portuguesa; Telma Santos, modelo portuguesa; Telma de Souza, advogada e política brasileira; Telma Costa, dubladora brasileira. O nome em sua versão com H pode ser referenciado em Thelma Lipp, artista transexual brasileira; Thelma Reston, atriz brasileira.

Telma foi o nome da personagem de Monique Curi na novela da Rede Globo, “Em família”, e também o nome da personagem de Ísis Valverde em Paraíso Tropical.


Como é um nome raríssimo, pode ser uma excelente alternativa aos nomes da moda, populares demais. Além disso, considero sonoro e clássico. 



By






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário