segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Tadeu






Tadeu é a forma portuguesa de Thaddeus. Este vem de Θαδδαιος (Thaddaios), a forma grega do nome aramaico Thaddai. É possivelmente derivado de uma palavra que significa "coração", mas pode ser de fato uma forma aramaica de um nome grego como Θεοδωρος (Theodoro).

No Evangelho de Mateus, Tadeu é listado como um dos doze apóstolos, embora em outras partes do Novo Testamento seu nome é omitido e Judas aparece em seu lugar. É provável que os dois nomes referem-se à mesma pessoa (São Judas Tadeu).

Outras línguas: Tadeu, Thaddeus (bíblico), Thaddaios (grego bíblico), Tadeu (Bíblico Latina), Tadija (croata), Tadeas (Checo), Thaddeus, Tad, Thad (Inglês), Taddeo (italiano), Tadas (Lituânia) , Tadeusz (polonês), Faddei, Faddey (russo), Tadeáš (eslovaco), Tadej (esloveno), Tadeo (Espanhol).

São Judas Tadeu ou São Judas Apóstolo é um santo cristão e um dos doze apóstolos de Jesus. Seus outros nomes são Judas Tadeus, Judas Lebeus e Judas, irmão de Tiago. Ele é também conhecido como São Tadeu (em grego: Θαδδαῖος, transl. Thaddæus ou Thaddaeus em diferentes versões da Bíblia), e como São Matfiy (Фаддей, он же Иуда Иаковлев или Леввей, em russo) na tradição ortodoxa russa (junto com São Judas). Ele é às vezes identificado como sendo Judas, "irmão de Jesus", mas não deve ser confundido com Judas Iscariotes, também outro apóstolo, que traiu Jesus.


Tadeu Bezerra Schmidt (Natal, 18 de julho de 1974) é um jornalista e apresentador de televisão brasileiro. Atualmente trabalha na Rede Globo; Tadeu Kosciusko, foi um herói nacional da Polônia; Jorge Tadeu foi um nome que ficou famoso na novela Pedra sobre Pedra, em que era interpretado pelo cantor e ator Fábio Junior. 



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário