sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Samantha




Samantha é um nome que, talvez, seja a intenção de ser uma forma feminina de Samuel, que significa “nome de Deus” ou “Deus ouviu”, agregado o sufixo “Antha”, possivelmente inspirado em “Anthos” (ανθος) que significa “flor”. Originou-se na América do Século XVIII, mas foi relativamente incomum até 1964, quando foi popularizado pela personagem principal da série de televisão “Bewitched”.

Eu fico um tanto quanto insegura e intrigada sobre essa questão de Samantha ser o feminino de Samuel. Afinal, a maioria dos nomes masculinos terminados em “El” tem uma forma feminina obvia, e Samuela seria o mais reconhecível e aceitável. Eu acredito que Samantha é um nome completamente distinto de Samuel, mas a fonte mais confiável ainda continua sendo o Behind The Name, portanto, vamos dar crédito ao que está escrito por lá, até que se prove o contrário.

Até por que, existe um ser iluminado dentro do budismo maaiana, chamado de Samantabhadra, associado à prática budista e a à meditação. Ele representa felicidade ou bondade. Essa espécie de divindade, na China, é patrono do Monte Emei, na Sichuan. No budismo tântrico, ele é considerado como manifestação de Vairocana, o Buda Cósmico. O seu nome em chinês é Puxian e em japonês é Fugen.

A etimologia de Samantabhadra vem do sânscrito, e significa “Digno Universal”. Em outras fontes, encontrei que a palavra desdobrada em sânscrito seria: Samanta, significando “Universal”. Assim, Samanta poderia ser um nome indiano. Outras sugestões incluem o substantivo aramaico “šem'anta”, que significa "ouvinte".

Na língua romena, conforme uma breve consulta no Google Tradutor, Samanta significa “semente”. O romeno é uma língua românica falada por cerca de 24 a 28 milhões de pessoas predominantemente na Romênia e na Moldova.

Recapitulando então, de acordo com minhas pesquisas, Samantha poderia ser:

Hebraico: “Deus ouviu, nome de Deus”, como feminino de Samuel.
Aramaico: A partir de “šem'anta”, ouvinte.
Indiano: A partir da palavra Samanta, que no sânscrito, quer dizer “universal”.
Romeno: a tradução literal para a palavra semente.

O nome pode ser encontrado também na grafia Samanta, que é italiana, espanhola e portuguesa. Os apelidos, pelo menos em inglês, Sam, Sammie, Sammy e Sammi, usados também na língua portuguesa de modo bem semelhante. Samantha é o nome de uma bruxa casada com um homem normal na série de TV “A Feiticeira”.

Algumas referências: Samantha Smith - uma atriz norte-americana infantil e ativista pela paz; Samantha Stosur - tenista australiana; Samantha Schmutz é uma atriz e humorista brasileira.

É um nome que soa bem para uma menina na infância, como também cabe direitinho em uma grande mulher. Samantha um nome maduro, bonito. A terminação diferenciada de praticamente todos os nomes femininos usuais o torna forte e significativo. Além disso, nunca foi popular, ou seja, as Samanthas de todas as gerações podem se orgulhar de ter poucas homônimas ao longo da vida.

Já agora, na nossa única amostra disponível, que é dada pela lista de nomes registrados em São Paulo, de acordo com a Arpen/SP em 2014 o nome Samantha foi dado a 149 meninas. Já Samanta, foi o nome escolhido para outras 39 meninas. Ao todo, 188 registros somando as duas grafias.

Eu sempre associei Samantha com um mundo místico. Uma personagem cercada de mistérios e de questões sobrenaturais. Por isso sempre o achei fabuloso, extraordinário e impressionante. Essa impressão, pelo visto, não se trata apenas de mim: Samantha está na moda entre as praticantes de Wicca, entre as “mulheres que correm com os lobos”, dentro do movimento chamado de Nova Era.


Para finalizar, é importante observar a questão do bulliyng com o nome Samantha no Brasil, por causa da terminação “Anta”, que é um bicho da fauna brasileira e que é usado como sinônimo para uma “pessoa com pouca inteligência”. Em Portugal, não existe o bicho e nem a gíria, então lá esse problema está descartado. Fora essa possibilidade, que afinal, encontra-se piadas com praticamente todos os nomes em qualquer tempo, Samantha é uma excelente alternativa. 


By




.

5 comentários:

  1. adorei! eu tenho muita curioaidade pelos nomes Samantha e Morgana. minha mãe me colocou esse nome por causa de uma apresentadora de tv. ela queria colocar Samantha Sthefany mas ja tinhamos uma sthefany na família... fiquei supreendida com duas coisas: essa postagem foi no dia do meu aniversário 11/12 . e vc ter mencionado a wicca e misticismo. tambem sinto essa :ligação" com o nome samantha no misticismo. assim como Morgana. obrigada, me ajudou a saber mais sobre esse nome. e realmente ja sofri bullying por isso, até de parentes mais velhos. ;anta;jamanta;santa; coisa de infantilidade

    ResponderExcluir
  2. Eu to rindo muito. Eu estou noiva de um rapaz romeno. E eu ia falar com ele para nossa filha no futuro se chamar Samantha pq sempre gostei desse nome....ai descubro por esse artigo que lá na Romênia ela se chamaria SEMENTE kkkkkk jamais que eu vou colocar o nome de semente na minha filha e meu futuro marido romeno jamais iria concordar com isso kkkkkk....É vou ter que escolher outro nome 😂😂

    ResponderExcluir
  3. Semente é um significado muito bonito, é algo que está brotando, algo novo!

    ResponderExcluir