segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Raoni

.


Raoni é um dos nomes mais expressivos da cultura indígena brasileira. Significa “chefe, grande guerreiro”, que pode ser interpretado também como “cacique”, na língua tupi-guarani. No Dicionário de Nomes Proprios, fala-se que na língua txucarramãe, dos índios caiapós, significa “onça, sexo de onça”.

Esse nome masculino procura retratar pelo seu significado, a bravura dos povos indígenas, especialmente do cacique. Os indígenas nomeavam seus filhos de um modo diferenciado, geralmente o nome era dado pelo Pajé. Os nomes eram escolhidos na natureza, independente de se referir ao reino vegetal, mineral ou animal. O Pajé, usando suas técnicas de pajelança, interpretava os acontecimentos ocorridos no dia do nascimento como indicativos de qual nome a criança deveria ter.

Após o ritual de passagem, na adolescência, onde o jovem deveria realizar várias tarefas, variando de tribo para tribo, como matar inimigos, mostrar bravura, etc., ganhava o direito de agregar mais nomes ao seu nome de nascimento. Esses nomes posteriores também deveriam obedecer critérios dos acontecimentos daquele dia e feitos do guerreiro em questão, a serem aprovados ou sugeridos pelo pajé.

Assim, quanto mais feitos de bravura, mais honra, e consequentemente, mais nomes. Supondo que isso seja realmente uma regra para os povos indígenas, é possível dizer que o nome Raoni só era dado a partir do momento em que o índio provava ser um grande guerreiro, e dificilmente seria um nome de nascimento.

O nome tem uma representação ilustre entre indígenas e brasileiros: Raoni Metuktire é um líder indígena caiapó nascido por volta de 1930 no Mato Grosso, de etnia caiapó. Ele é conhecido internacionalmente em virtude da sua luta pela preservação da Amazônia e esteve com vários líderes em diversos países.

O cacique ganhou fama a partir do documentário chamado Raoni, feito por Jean Pierre Dutilleux, o qual fez tanto sucesso que foi indicado para o Óscar. As lutas de Raoni e seus colaboradores conquistaram a formação do parque que se tornou a maior reserva de floresta tropical do mundo – o Parque Indígena do Xingu.

Em 27 de setembro de 2011, Raoni recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Paris das mãos do prefeito Bertrand Delanoë, em reconhecimento por sua luta em defesa da preservação da Floresta Amazônica. Raoni estava em visita à Europa por conta de sua campanha contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Além do conhecido cacique podemos citar ainda o surfista Raoni Monteiro; o ator, produtor e diretor da Tv Globo Raoni Carneiro; E ainda, o atleta brasileiro Raoni Amaral



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário