terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Quitéria




Quitéria é possivelmente uma forma latinizada de Kythereia, que significa “mulher de Citera”, um epíteto da deusa grega Afrodite por que Kythera foi o nome dado à ilha que ela chegou pela primeira vez depois de nascer da espuma do mar. Citera (em grego: Κύθηρα, Kythera) é uma ilha grega que faz parte das Ilhas Jônicas.

 O nome Cynthia teria a mesma origem. Em Citera, o culto à Afrodite tinha sido introduzido por uma colônia fenícia. Alegadamente, Κυθήρη (Kythera) que significa "o vermelho", tinha sido um epíteto de Astarte.

Santa Quitéria foi uma mártir ibérica semi-lendária do século quinto. Este nome foi carregado por Maria Quitéria (1792-1853), uma mulher brasileira que serviu na Guerra de Independência do Brasil e é considerada uma espécie de Joana D’arc  brasileira. É considerada a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras e a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil, em 1823. Em 1996 o Estado brasileiro atribuiu-lhe o título de patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.

Em referência à atualidade, podemos citar Quitéria Chagas, uma modelo, dançarina e atriz brasileira.

Não creio que Quitéria tenha sido um nome particularmente popular em qualquer data da história portuguesa ou brasileira. E muito menos agora, que sua sonoridade não agrada muito as novas gerações. Para mim, é um dos meus guilty pleasures: Amo Quitéria. Acho um nome forte, arraigado na cultura popular brasileira, com importantes associações históricas.


Além disso, são muito raros os nomes usáveis com Q. Portanto, ele entrou para minha listinha nessa letra em específico. Gosto da inicial diferenciada e também da terminação original, que foge à regra dos nomes “adocicados” femininos. 



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário