domingo, 20 de dezembro de 2015

Pilar


Um "pilar", na verdade, é um elemento arquitetônico. Ele é feito para sustentar grandes estruturas. E por isso, torna o nome "Pilar" atraente pela associação com a firmeza, a sustentação, a força, a coluna que sustenta tudo que está acima dela. Em sentido figurado, a palavra Pilar é usada como sinônimo para um Sustentáculo moral.


Logo, é um nome literal. E também religioso. Ele é retirado da Virgem Maria, María del Pilar, que significa Maria do Pilar. Segundo a lenda, quando St. James, o Maior, foi a  Saragoça, na Espanha, a Virgem Maria apareceu em um pilar. 


O nome se tornou mais conhecido no Brasil como sobrenome. A atriz Patricia Pillar é um exemplo. Já como nome próprio, tem chegado ao conhecimento do povo através do ator Tiago Lacerda, que nomeou assim a sua filha (irmã de uma Cora e de um Gael). Sendo um pilar um símbolo de força, imagino uma pessoa chamada Pilar como confiável e segura.

Embora acredite que o fato do Tiago Lacerda ter escolhido esse nome para a filha signifique que ele pode se tornar popular, nos registros de 2014 não verificamos nenhuma menção à Pilar.

Pilar Homem de Melo é uma cantora e compositora portuguesa e uma das principais responsáveis pela Nova Música Pop portuguesa. Pilar López de Ayala é uma atriz espanhola. Pilar Pallette, atriz peruana, terceira esposa de John Wayne. María del Pilar Cuesta Acosta, uma atriz e cantora espanhola. Pilar Miró Mercedes Romero, foi um roteirista e diretor de cinema espanhol.


By




.



Nenhum comentário:

Postar um comentário