sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Pesquise significados em sites confiáveis!



Uma das etapas mais importantes da escolha dos nomes é quando os pais – aqueles que se interessam, se importam e adotam esse critério como importante, é claro – definem sua listinha inicial e passam a pesquisar a origem e o significado dos nomes. Todos nós, entusiastas dos nomes próprios, tendemos a dar uma atenção muito especial a esse ponto: todo nome válido tem uma origem em um povo, uma cultura, uma língua, e tem um significado especial.

Ocorre que nem sempre as fontes para pesquisar os significados etimologicamente corretos são confiáveis. Quem opta por fontes impressas terá uma variedade bem grande de livrinhos de banca para consultar, mas muitas vezes eles foram escritos às pressas, com base em invencionices, com o único objetivo de vender mais. Para pessoas que preferem um livro físico, indicamos a leitura da obra de Nelson Oliver, “Todos os nomes do mundo” (2005), disponível para venda em vários sites da internet. Nesse dicionário há nomes para batizar um filho, um animal de estimação ou até mesmo fundar um novo negócio. São quase três mil nomes próprios, com suas origens, significados, curiosidades e diferentes grafias.

Para quem prefere a pesquisa rápida e prática da Internet, temos vários alertas: Conforme-se em saber que a maioria dos sites que apresenta significados de nomes próprios é fajuto. São sites que não tem a mínima responsabilidade com a informação correta e fiel. Estão online apenas para receber visualizações e cliques nas propagandas que poluem visualmente os seus sites. Nesses locais da Internet, você encontra origens e significados totalmente absurdos, inventados para agradar quem lê, personalidades que o bebê terá a partir do nome escolhido (como se isso fosse possível), previsões de acordo com a numerologia, etc.

Cabe abrir um parênteses: não há nada contra a numerologia. Mas há pessoas que estudam e se dedicam a isso para fazer um bom trabalho com base nela, e são profissionais no que fazem – acreditando ou não nela, eu respeito a seriedade de quem desenvolve esse trabalho. Mas em geral, nesses sites fajutos de significados de nomes, cujo objetivo é pura e simplesmente lucrar com a Internet, essa numerologia apresentada também é falsa: não é nenhuma surpresa, em sites onde tudo é falso. Portanto, são pessoas desqualificadas que não fazem a mínima ideia do que estão dizendo.

Esses sites fajutos apresentam até a cor da sorte da pessoa com base no nome que ela possui. Portanto, nenhuma seriedade, nenhuma cientificidade, nenhum compromisso com a pesquisa e com a disseminação de informação verdadeira. Deveriam, na verdade, ser punidos por disseminar conhecimentos falsos na Internet. Por isso, é muito importante que você conheça as fontes que pesquisa. Eu mesma, que pesquiso nomes há vários anos já caí no erro de acreditar que Beatriz, por exemplo, significa “aquela que traz felicidade”, quando na verdade, significa apenas “viajante” (do latim viatrix).

Sem mencionar ainda as inúmeras páginas no Facebook que compartilham montagens bonitinhas, com desenhos, personagens, animações, falando do significado – totalmente mentiroso – do nome das pessoas, e que recebem milhares de curtidas e compartilhamentos, por que de certa forma, “fala aquilo que a pessoa quer ouvir”.

No Brasil, o mais próximo que tínhamos de um site de nomes próprios razoavelmente confiável era o Dicionário de Nomes Próprios, entretanto, eles erram em muitos significados e etimologias e além disso, apresentam nomes totalmente inventados – daqueles que parecem um sorteio de sílabas aleatórias – como válidos e possuidores de significado. Não desaconselhamos totalmente a pesquisa nesse site, mas recomendamos com toda ênfase que você procure segundas e terceiras opiniões.

Já em Portugal, até pouco tempo atrás, o Nomes e Mais Nomes (Nomes portugueses) era o blog que se constituía em pioneiro na apresentação de nomes próprios. Entretanto, ele foca pouco em significados e origens, e mais em conotação social. Por esse mesmo motivo, dá bastante atenção à nomes escolhidos por famosos, pares perfeitos e outras combinações. Sendo assim, é uma fonte confiável de pesquisa, mas com um enfoque diferenciado, mais “social”.

Em inglês, são vários os sites que são considerados confiáveis: O meu favorito é o Behind The Name, porém, o defeito deles é que nomes portugueses e de outras línguas que não o inglês são pouco abordados ou até mesmo, não apresentados. Não é uma fonte de pesquisa onde se encontra detalhes sobre nomes africanos, nomes japoneses, etc. Assim sendo, quando não acha-se o significado no Behind The Name, há outras opções igualmente interessantes:

- Journal des Femmes (para nomes franceses);
- Nomix (para nomes italianos);
- Namenerds (para nomes irlandeses, escoceses e galeses).
- Surname Database (nomes oriundos de sobrenomes);

Nós – o conjunto de colaboradores do Por Trás do Nome – temos com a fidelidade das informações compartilhadas. Por isso, pesquisamos cuidadosamente em todas as fontes, e se encontramos informações divergentes, deixamos isso bem claro nos textos. Como qualquer leitor pode perceber, não temos propagandas no nosso Blog, não visamos lucros, somente queremos disseminar na Internet informação fiel à realidade na Internet, com a finalidade de ajudar pais/mães a escolher o nome dos seus filhos com base em vários critérios de viabilidade. 

Por isso, o Por Trás do Nome constitui-se em uma fonte de pesquisa baseada em conhecimento válido. Portanto, você pode confiar na total credibilidade das informações aqui prestadas.

Para finalizar, ressaltamos: nunca dê credibilidade a sites que compartilham informações erradas, buscando lá o significado do nome do seu filho(a). As pessoas por trás de sites que não se importam em compartilhar informações reais não merecem a sua visualização, muito menos os cliques que lhe darão compensações financeiras. Pesquise somente em fontes confiáveis!


A equipe. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário