terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Otto





Forma germânica antiga de Audo ou Odo, originalmente uma forma diminuída de vários nomes que começam com o elemento germânico “aud” que significa ‘riqueza, fortuna’.

Este foi o nome de quatro reis da Alemanha, começando no século X, com Otto I, o primeiro imperador romano, que era conhecido como Otto, o Grande, e também por um rei do século XIX, da Grécia, que era oriundo da Baviera. Outro portador notável foi o alemão Otto Von Bismarck (1815-1898).

Variantes: Auda, Oddo (germânico antigo)

Formas femininas: Auda, Oda (germânico antigo)

Outras línguas: Otto (húngaro), Oddo, Ottone, Ottorino, Rino (italiano), Ode (Inglês Medieval), Eudes (Medieval francês).

Em São Paulo, foram contabilizados 47 registros de Otto (nessa grafia) no ano de 2014, de acordo com dados da Arpen/SP. Dada a raridade do nome, esses 47 registros foram uma grande surpresa.

No Rio Grande do Sul e outros estados que receberam imigração alemã, esse é um nome facilmente encontrado entre senhores a partir de certa idade. Os que conheço estão na faixa dos 70 anos agora, embora já tenha conhecido superficialmente homens mais novos com esse nome. Mas nunca uma criança.

Porém, para quem gosta de nomes curtos e de impacto, Otto é uma grande alternativa.

Algumas referências do nome:


Otto - cantor e compositor brasileiro; Otto Bachof - jurista alemão; Otto Maria Carpeaux - ensaísta, crítico literário e jornalista brasileiro; Otto Mayer - jurista alemão; Otto von Bismarck - antigo chanceler da Alemanha; Otto Tressler - ator alemão; Otto Vieira - técnico de futebol; Otto Mann - personagem ficcional de Os Simpsons. Na mitologia, Oto e Elfiates são os gigantes que tentaram escalar o Olimpo e foram punidos por essa tentativa. 


By



.

Um comentário: