quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Lumi




Lumi é um nome curto, de duas sílabas, fofinho, que pode agradar ao público que gosta desse tipo de nome "compacto". Além disso, significa "neve" em finlandês.

Ele está na posição 31 de nomes femininos mais usados na Finlândia. Felizmente, por aqui, é um daqueles tesouros desconhecidos por enquanto. Nenhum registro nas atuais listas.

Lumi fica sensacional tanto como 1º quanto como 2º nome. Para nós, brasileiros, seria difícil usar “neve” como um nome próprio assim como no inglês é complicado usar “Snow”. Não que não seja possível, é possível e já deve existir pessoas chamadas “Neve”. Convenhamos que os japoneses usam Yuki (mesmo significado) naturalmente. Portanto, usar Lumi é uma alternativa mais plausível, pois significa a mesma coisa, só que em outra língua.

Existe uma variação desse nome, que é Lumikki, uma palavra finlandesa que também o nome da “Branca de Neve”.

Além desse significado extremamente fofo, Lumi é associado, na língua portuguesa e outras línguas de matriz latina com a palavra “luminosa, luminosidade”. Isso torna o nome ainda melhor. Apesar de não ser esse o significado correto, essa associação só enriquece o nome. 

Enfim, compreendo Lumi como sendo uma das melhores alternativas em termos de nomes curtos na atualidade, especialmente no que diz respeito ao Brasil. 


By




.


2 comentários: