domingo, 6 de dezembro de 2015

Benta





Bento teve 213 registros em São Paulo. Em compensação, Benta não teve nenhum. O que pode ser explicado, talvez, pela caricata ligação à Dona Benta, o personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.  

Mas Dona Benta não era uma vilã e nem tinha nenhum problema de referência, era só uma vovó legal que morava com os netos e contava histórias.

Bento vem do nome do latim Benedictus, que significa "abençoado". Portanto, Benta significa “abençoada” e pode ser considerada uma versão de Benedita.

Uma referência comum é a água benta, que é uma água normal benzida por um padre e suposta teria poderes milagrosos, de afastar o mal ou ainda, de espantar demônios.

Todas as referências no Google apontam para a água benta ou para a Dona Benta, invariavelmente. No Google ou na Wikipédia, não consegui encontrar nenhuma referência a qualquer pessoa chamada Benta. Já no Facebook, uma pesquisa de resultados rápida resgatou várias mulheres chamadas Benta, no Brasil e fora dele.


Escolher Benta para uma filha, além da ligação religiosa – para quem pratica alguma religião – e do significado legal, pode ser um nome raríssimo nos dias de hoje. Ousado e poderoso. Uma excelente alternativa para as modinhas que circulam todos os anos, e raramente tem alguma mudança significativa. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário