quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Benedita





Benedita é um nome feminino com sonoridade suave, em minha opinião. É um nome delicado e não abre margem para apelidos desnecessários. O nome é ao mesmo tempo forte por ser longo e com sílabas bem demarcadas, e delicado, talvez pela associação com seu significado, que vem do latim “benedictus” que quer dizer “abençoado”.

Seu masculino é Benedito, e ele também está fortemente relacionado com Benta, que é uma de suas variantes. Temos algumas variantes em outras línguas: Benedikte, Bente (dinamarquês), Bente (holandês), Benedicte, Benoite (francês), Benedikta (alemão), Benedetta, Bettina (italiano), Benedita (Final romano), Benedikte, Bente (norueguês), Benedykta (Polish ), Benita (espanhol), Bengta (sueco).

As pessoas estão mais acostumadas com a versão masculina. Apesar de também ser muito raro, Benedito teve 18 registros em São Paulo, em 2014, de acordo com dados da Arpen/SP. Enquanto isso, Benedita não teve nenhum.

Evidentemente, ele tem conotação religiosa. A palavra Benedictus sempre foi usada em ritos da Igreja Católica, principalmente. E por isso mesmo era usado como nome próprio em todo o mundo cristão.


Benedita Sousa da Silva Sampaio é uma política brasileira, e foi a 59ª governadora do Rio de Janeiro; Benedita Pereira é uma atriz portuguesa; Benedita Astrid Ingeborg Ingrid da Dinamarca é a segunda filha do rei Frederico IX da Dinamarca e da rainha Ingrid. Ele tem duas irmãs, a rainha Margarida II da Dinamarca e a ex-rainha da Grécia, Ana Maria; Benedita Henriqueta era a terceira e mais jovem filha de Eduardo, Conde Palatino de Simmern; 



By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário