sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Athos





Athos  é um nome que tem origem na mitologia grega, mas ficou célebre na obra de Alexandre Dumas, principalmente em “Os Três Mosqueteiros”. O site “Dicionário de Nomes Próprios” na falta de uma referência melhor, fala que o significado é “agudo”. Só que não tem etimologia que comprove isso.

Athos, cujo nome verdadeiro é Armand de Sillègue d'Athos d'Autevielle, nasceu em 1615 em Béarn e morreu em 21 de Dezembro de 1643. Ele inspirou a Alexandre Dumas o personagem fictício "Athos", Conde de La Fère, um dos Três Mosqueteiros, personagens do romance histórico de mesmo nome, escrito em 1844. Está presente na obra clássica e em suas sequências: "Vinte Anos Depois" e "O Visconde de Bragelonne", onde encontra seu ocaso.

Na mitologia grega, Athos era um dos gigantes, filho de Gaia, a Terra, e Urano, o céu. Pergaminhos com o nome Athos são conhecidos por serem os mais antigos da mitologia grega.

Em São Paulo, no ano de 2014, o nome Athos foi dado à 12 meninos. Portanto, apesar de raro, não é um nome totalmente esquecido.


Pode ser classificado também como um nome geográfico, afinal, existe o Monte Athos na Grécia. O fato de não sabermos ao certo o significado perde importância depois das conexões mitológicas, históricas e literárias do nome. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário